Em primeira instância, é importante ressaltar que o Brasil é conhecido mundialmente por possuir uma rica diversidade e por valoriza-la. Diante do exposto, seria racional acreditar que a nação também aprecia as tradições e costumes indígenas. Entretanto, a realidade é o oposto e o resultado é refletido no aumento discriminatório contra esse grupo, segundo dados da Secretária Especial da Saúde Indígena (Sesai), ocorreu um acréscimo de 150 % de casos de discriminação contra os índios, em 2020. Logo, é inegável que a sociedade brasileira precisar romper essa "cultura discriminatória", e valorizar sua cultura como um todo.
Ademais, além dessa negligência social, os conflitos de interesse pela demarcação de território indígena, como no caso do Xingu, demostram a desvalorização que os indígenas são expostos. De acordo com o sociólogo polonês Zgmount Bauman a fragilidade em relações políticas, econômicas e socias é uma característica da "modernidade líquida " vívida no século XXI. Assim, é inaceitável que esse grupo seja injustiçado, tendo em vista que o país é regido por uma constituição democrática.
Infere-se, portanto, que ainda existem entraves diante a questão indígena no Brasil. Então, cabe ao Ministério da Cidadania- responsável em zelar pels cultura brasileira-, criar o programa " Índio Nacional", no qual por meio da colaboração das mídias socias será realizado a transmissão online semanalmente, de vídeo aulas informativas com o objeto de aproximar a sociedade da cultura indígena e assim a população aprenda mais sobre a variedade de línguas, hábitos indígenas e a necessidade de preserva-los. Além disso, ao cabe ao Governo Federal e enviar verbas ao Ministério da infraestrutura, para realizar a demarcação definitiva do território indígena, com o objetivo de evitar conflitos de território. Dessa maneira, assim como durante a fase literária Indianista, a população indígena será valorizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.