Em primeira análise, deve-se ressaltar a falta de comunicação entre o governo e os patrões como um dos principais propulsores do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser usada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade ,entretanto, isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido, por causa da baixa operação dos governadores e empregadores, não é dada a devido importância de um ambiente de trabalho sadio, já que nenhuma das partes se importa com o bem-estar do trabalhador, já que quanto mais essa classe trabalha, maior será o lucro para o governo e empresários.
Dessa forma, Karl Marx , em seu livro O Capital, descreve o fenômeno da mais-valia como sendo a insistente e incansável exploração do trabalhador, não apenas com rigorosas cargas horárias, mas também com pressões psicológicas responsáveis pela alienação do proletário. Não distante da realidade desse passado obscuro, esse fenômeno ainda ocorre no Brasil por conta do capitalismo selvagem, e ainda é capaz de desenvolver maiores problemas na classe oprimida, tais como depressão e ansiedade.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar esse quadro alarmante. Para tanto , cabe ao governo realizar um acordo com os empregadores que torne obrigatório a presença de profissionais da saúde mental como psicólogos e psiquiatras que atendam pelo menos uma vez ao mês em empresas de médio a grande porte que demandam grande esforço mental dos seus empregados, sendo assim, será possível que através de investimentos em profissionais adequados, os proletários estarão menos propensos à riscos como ansiedade e depressão nos ambientes de trabalho . Dessa forma, essas medidas serão capaz de mitigar os quadros alarmantes de exploração trabalhista em um médio a curto prazo, fazendo com que a profecia de Zweig se solidifique no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.