De início, há de constar a débil ação governamental como mantedora da problemática. Acerca disso, Thomas Hobbes, filósofo inglês, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, portanto, não vão de encontro com a ideia de Hobbes, já que segregam direitos fundamentais para a sociedade, como os direitos trabalhistas. Tal quadro ocorre porque, assim como pontuou Murray Rothbard, uma parcela dos políticos visam apenas retorno de capital, em detrimento do bem-estar populacional. Logo, é inadmissível que esse cenário perdure.
Outrossim, ação dos empregadores também contribui com esse cenário adverso. Sob esse viés, tal exploração é causada principalmente com trabalhadores que não tem ciência de seus direitos ou que necessitam de emprego, gerando uma submissão ao empregador. Nesse contexto, essa relação entre empregador e trabalhador causa uma força que o trabalhador faz desproporcional à sua recompensa. Tal ação é definida por Karl Marx, sociólogo alemão, de "Mais-Valia". Isso pode levar à situações de trabalho análogo à escravidão, o que, infelizmente, emite a sensação de desrespeito ao trabalhador.
Por fim, é necessário a omissão do Estado. Para tanto, cabe ao Governo Federal, mais detalhadamente ao Ministério do Trabalho e Emprego, a fim de diminuir a exploração trabalhista, por meio da Constituição vigente desde 1988, a criação de leis que aumentarão a fiscalização em locais de trabalho e de propagandas que disseminarão sobre os direitos trabalhistas, como identificar uma exploração laboral e quais ações deverão ser feitas. Assim, os camponeses explorados na época feudal será apenas mais um período da história, não a projeção da sociedade atual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada