Avatar do usuário
Por Pedro017
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#121688
O feudalismo foi uma época que a sociedade da idade média foi dividida em feudos, pedaços de terra que eram controlados pelos senhores feudais, uma espécie de reis nesses ambientes. Por serem muito grandes, necessitavam de trabalhadores, conhecidos como camponeses, os quais eram constantemente explorados por meio de impostos e trabalhos excessivos nos castelos, em troca apenas de moradia. Paralelamente, o contexto hodierno é semelhante à situação dos camponeses da era feudal, já que a exploração trabalhista é um problema em pauta da sociedade. Destarte, é necessário pontuar a negligência estatal, assim como atitude dos empregadores como contribuidora do desafio.
De início, há de constar a débil ação governamental como mantedora da problemática. Acerca disso, Thomas Hobbes, filósofo inglês, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, portanto, não vão de encontro com a ideia de Hobbes, já que segregam direitos fundamentais para a sociedade, como os direitos trabalhistas. Tal quadro ocorre porque, assim como pontuou Murray Rothbard, uma parcela dos políticos visam apenas retorno de capital, em detrimento do bem-estar populacional. Logo, é inadmissível que esse cenário perdure.
Outrossim, ação dos empregadores também contribui com esse cenário adverso. Sob esse viés, tal exploração é causada principalmente com trabalhadores que não tem ciência de seus direitos ou que necessitam de emprego, gerando uma submissão ao empregador. Nesse contexto, essa relação entre empregador e trabalhador causa uma força que o trabalhador faz desproporcional à sua recompensa. Tal ação é definida por Karl Marx, sociólogo alemão, de "Mais-Valia". Isso pode levar à situações de trabalho análogo à escravidão, o que, infelizmente, emite a sensação de desrespeito ao trabalhador.
Por fim, é necessário a omissão do Estado. Para tanto, cabe ao Governo Federal, mais detalhadamente ao Ministério do Trabalho e Emprego, a fim de diminuir a exploração trabalhista, por meio da Constituição vigente desde 1988, a criação de leis que aumentarão a fiscalização em locais de trabalho e de propagandas que disseminarão sobre os direitos trabalhistas, como identificar uma exploração laboral e quais ações deverão ser feitas. Assim, os camponeses explorados na época feudal será apenas mais um período da história, não a projeção da sociedade atual.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
145 Exibições
por Pxvesq
3 Respostas 
177 Exibições
por Peverton
0 Respostas 
77 Exibições
por Nayara001sss
0 Respostas 
34 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
77 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
44 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
65 Exibições
por Walquiria0
Alienação na sociedade moderna
por FranzUltra    - In: Outros temas
0 Respostas 
148 Exibições
por FranzUltra
0 Respostas 
94 Exibições
por maysaasilvaa
0 Respostas 
59 Exibições
por ricardossf

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM