Em primeiro plano, é mister evidenciar que os estigmas sociais colaboram para a existência de uma visão contestável. Segundo a professora Amanda, "agora tudo gira em torno do meu peso. É difícil achar médicos que tratem do que eu preciso sem me mandar emagrecer". Com isso, é perceptível o quanto as crenças negativas— sobre todo corpo gordo estar afiliado a doenças— induzem o pensamento crítico da população em adotar a magreza como única solução para problemas que podem estar relacionados à situações opostas ao peso, visto que, de acordo com a medicina, o Índice de Massa Corporal (IMC) não é o único critério determinante da condição de saúde de uma pessoa. Logo, observa -se, infelizmente, uma convicção errônea e generalizada.
Ademais, é imperioso combater a indevida inclusão midiática direcionada a essa conjuntura. Sob esse viés, a mídia assume um grande papel para a influência da gordofobia, já que a inclusão de personagens com sobrepeso ocorre de forma insuficiente e estereotipada, sendo representados como pessoas carentes, que precisam emagrecer para obter sucesso na vida ou serem levadas a sério, assim os papéis de maior destaque tendem ao gênero de comédia, como sucede no filme “Minha Mãe é uma Peça 2”, quando a presença de Marcelina, filha da protagonista, torna-se motivo de diálogos nocivos e piadas sobre seu perfil ccorporal. Pois, se não priorizarem a importância de uma inclusão correta, só ocorrerá aversão e discriminação social.
Portanto, medidas devem ser tomadas para mitigar essses problemas. Por isso, os agentes da saúde, com apoio do Ministério da Educação, devem conscientizar a população com cartilhas educativas — explicações que visem
desmistificar as crenças generalizadas e, também, indicar os problemas relacionados ao endeusamemto do corpo magro— nas escolas e no ambiente familiar, a fim de desenvolver um novo panorama da diversidade de corpos e o acolhimento social. Desta forma, espera-se que o senso crítico afaste esse impasse, realista, presente nos filmes e na vida de muitos indivíduos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.