Sob esse viés, é essencial frisar que a falta de debates e conscientização da população são uns dos fatores agravantes da gordofobia no Brasil. Segundo a filósofa brasileira Djamila Ribeiro "para atuar sobre um problema, é necessário tirá-lo da invisibilidade". Dessa forma, não é possível combater a gordofobia no Brasil se o assunto permanecer invisibilizado, enquanto a população brasileira sofre com a pressão estética e insegurança com seus corpos.
Em segunda análise, vale pontuar que as redes sociais contribuem para a propagação da gordofobia virtualmente. No filme "Piggy", a protagonista Sara, uma jovem gorda e vítima de gordofobia na pequena cidade em que mora, teve uma foto sua e de seus pais exposta em um perfil da Internet com a legenda "Os Três Porquinhos" por serem gordos, o que influenciou outros comentários gordofóbicos sobre a garota. Assim como no filme, os casos de gordofobia no meio virtual ocorrem diariamente, tal como o caso da influenciadora Thaís Carla, que recebe comentários semelhantes ao da Sara em suas redes sociais por ser gorda.
Em suma, é necessária a solução eficaz do problema. Para isso, cabe ao Ministério da Saúde criar campanhas informacionais para a população brasileira sobre a gordofobia e seus impactos, meio da verba da União, provenientes do fundo rotativo previstos nos orçamentos anuais. Sendo, também, dever dos agentes midiáticos colaborar com o combate, por meio inclusão dos diversificados tipos de forma física dentro do meio virtual e fora dele. Essas medidas serão tomadas com a finalidade de conscientizar a população brasileira sobre a problemática da gordofobia e logo a questão do estigma cm corpos gordos será amenizada na contemporaneidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.