Em primeiro lugar, constata-se a banalização da sociedade como uma das causas para a persistência de pensamentos gordofóbicos no país. Nesse contexto, a filósofa Hannah Arendt criou a expressão “banalidade do mal”, a qual diz respeito ao fato de que as pessoas estão normalizando as mazelas sociais, de modo a torná-las banais. Nessa óptica, tal teoria é constatada em território brasileiro, uma vez que parte da população considera o combate a gordofobia banal, o que acarreta em falta de acessibilidade para essas pessoas e na persistência de pensamentos obsoletos a respeito da causa. Dessa forma, devido à normalização desse impasse, a problemática é agravada no meio social.
Ademais, o comportamento social tem relação direta com o combate a gordofobia. Segundo Immanuel Kant, em seu conceito de Menoridade Intelectual, os indivíduos, por vezes, agem em razão da influência de outros. Sob essa óptica, a perspectiva supracitada é vista na sociedade brasileira, haja vista que o conjunto populacional reforça estereótipos de corpos, bem como estimula a exclusão social de pessoas que não fazem parte do ideal moldado, ou seja, que não fazem parte dos estereótipos de beleza e/ou saúde. Dessa forma, como consequência dessa má conduta, o problema se mantém intrínseco à nação.
Portanto, faz-se necessário ações para estimular o combate à gordofobia no Brasil. Para tanto o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério da Saúde, podem elaborar melhores formulações legais que garantam a proteção contra a gordofobia que ainda não é regulamentada por uma lei específica, a fim de garantir segurança às vítimas e punição adequada para àqueles que praticam tal problemática. Feito isso, a sociedade brasileira evoluirá para uma sociedade que superou a gordofobia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada