A princípio, deve-se ressaltar a precária percepção que os brasileiros têm de si próprio por causa da gordofobia. Nessa perspectiva, como é relatado no livro "quinze dias" que apresenta a história de Felipe um garoto gordo que sofre constantemente com críticas em relação ao seu corpo físico e esse fato prejudica consideravelmente na sua auto-estima. Todavia, essa crítica é muito preocupante tendo em vista que essa conjuntura desestabiliza a saúde mental e bem estar dos cidadãos nacionais, sendo necessário o combate a gordofobia no Brasil. Com isso, é inaceitável que esse obstáculo continue em questão na comunidade atual.
Diante desse cenário, é imprescindível destacar o bullying nas escolas que se propaga em abundância. Nesse sentido, como apontou Jean Paul Sartre, filósofo francês que " a violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota". Isso porque, a violência que ocorre dentro das instituições de ensino se manifesta de maneira verbal, física e simbólica sendo que a motivação para tal ato estar na não aceitação e preconceito contra o diferente. Por isso, é preciso que medidas sejam realizadas para mudar esse quadro.
Envidencia-se, portanto, providências que são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra o Ministério da Educação juntamente com o Poder Executivo deve desenvolver palestras em escolas para alunos do ensino médio. Tais palestras devem ser feitas nas mídias e redes sociais dos ministérios. Por meio de entrevistas com profissionais na área. Tal como especialistas no assunto. Dessa maneira, trazendo como solução a clareza sobre a importância do combate a gordofobia no Brasil. Somente assim, será possível distância a situação vivenciada pelo personagem Felipe na obra literária quinze dias.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.