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Por Casey12
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#118806
Voltaire, filósofo francês afirma com o seguinte argumento " preconceito é opinião sem conhecimento ". Nesse contexto, o panorama evidente se relaciona com a gordofobia no Brasil, uma vez que a sociedade condena qualquer tipo corporal que não apresenta os padrões de beleza idealizados na coletividade contemporânea e demonstra que o conhecimento acerca do tema se perpetua em desuso. Dessa forma, a problemática traz consigo as principais adversidades: a baixa autoestima e o bullying escolar.


A princípio, deve-se ressaltar a precária percepção que os brasileiros têm de si próprio por causa da gordofobia. Nessa perspectiva, como é relatado no livro "quinze dias" que apresenta a história de Felipe um garoto gordo que sofre constantemente com críticas em relação ao seu corpo físico e esse fato prejudica consideravelmente na sua auto-estima. Todavia, essa crítica é muito preocupante tendo em vista que essa conjuntura desestabiliza a saúde mental e bem estar dos cidadãos nacionais, sendo necessário o combate a gordofobia no Brasil. Com isso, é inaceitável que esse obstáculo continue em questão na comunidade atual.

Diante desse cenário, é imprescindível destacar o bullying nas escolas que se propaga em abundância. Nesse sentido, como apontou Jean Paul Sartre, filósofo francês que " a violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota". Isso porque, a violência que ocorre dentro das instituições de ensino se manifesta de maneira verbal, física e simbólica sendo que a motivação para tal ato estar na não aceitação e preconceito contra o diferente. Por isso, é preciso que medidas sejam realizadas para mudar esse quadro.

Envidencia-se, portanto, providências que são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra o Ministério da Educação juntamente com o Poder Executivo deve desenvolver palestras em escolas para alunos do ensino médio. Tais palestras devem ser feitas nas mídias e redes sociais dos ministérios. Por meio de entrevistas com profissionais na área. Tal como especialistas no assunto. Dessa maneira, trazendo como solução a clareza sobre a importância do combate a gordofobia no Brasil. Somente assim, será possível distância a situação vivenciada pelo personagem Felipe na obra literária quinze dias.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Katsmoking
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#118841
Boa tarde! Aqui vai a minha análise completa:
ERRO
OBSERVAÇÃO
COMENTÁRIO

TEMA: COMBATE A GORDOFOBIA NO BRASIL

Introdução: (opte por começar com conectivo adequado) Voltaire, filósofo francês(,) afirma com o seguinte argumento(:) " preconceito é opinião sem conhecimento ". Nesse contexto, o panorama evidente se relaciona com a gordofobia no Brasil, uma vez que a sociedade condena qualquer tipo corporal(?) que não apresenta os padrões de beleza idealizados na(somente para locais físicos) coletividade contemporânea e demonstra que o conhecimento acerca do tema se perpetua em desuso. Dessa forma, a problemática traz consigo as principais adversidades: a baixa autoestima e o bullying escolar.
- Um erro muito comum na contextualização de repertórios é a "ponte fraca", veja bem, você utilizou um repertório(Voltaire) excelente para o tema, porém, no outro período focou a ideia no "corpo ideal", gerando uma confusão entre a eficácia desse repertório para o desenrolar da sua ideia. A meu ver, a afirmação ficou vaga.
- Lembre-se, as teses devem ser CAUSAS do tema, somente assim conseguirá desenvolver de maneira efetiva, entretanto, "a baixa autoestima e o bullying escolar" são consequências do TEMA e para o modelo ENEM isso categoriza falha na compreensão da ideia proposta!


Desenvolvimento 1: A princípio, deve-se ressaltar a precária percepção que os brasileiros têm de si próprio por causa da gordofobia. Nessa perspectiva, como é relatado no livro "quinze dias"(autor?) que apresenta a história de Felipe um garoto gordo(obeso/acima do peso) que sofre constantemente com críticas em relação ao seu corpo físico(redundante) e esse fato prejudica(,) consideravelmente(,) na(a) sua auto-estima(autoestima). Todavia, essa crítica é muito preocupante(,) tendo em vista que essa conjuntura desestabiliza a saúde mental e bem estar(bem-estar) dos cidadãos nacionais, sendo necessário o combate a(à) gordofobia no Brasil. Com isso, é inaceitável que esse obstáculo continue em questão na comunidade atual.
- Este repertório não é eficiente para a sua redação, o próprio TEMA já afirma que a GORDOFOBIA existe e deve ser tratada, essa afirmação só repete oque já foi concretizado!
- Tente ser mais específico no seu último período(finalização) para não ser confundido com modelos prontos!


Desenvolvimento 2: Diante desse cenário, é imprescindível destacar o bullying (,) nas escolas (,) que se propaga em abundância. Nesse sentido, como apontou Jean Paul(Jean-Paul) Sartre, filósofo francês que (?) " a violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota"(evite citações grandes). Isso porque, a violência que ocorre dentro das(nas) instituições de ensino se manifesta de maneira verbal, física e simbólica(,) sendo que a motivação para tal ato estar(está) na não aceitação(exclusão) e preconceito contra(com) o diferente(a pessoa diferente). Por isso, é preciso que medidas sejam realizadas para mudar esse quadro.
- O bullying, como uma consequência da gordofobia(do jeito que foi apresentado), demonstra-se tangente ao tema! A gordofobia vai além do ambiente escolar!
- Tente ser mais específico no seu último período(finalização) para não ser confundido com modelos prontos!


Conclusão: Envidencia-se, portanto, providências que são necessárias para alterar esse cenário(qual?). Para que isso ocorra (,) o Ministério da Educação(,) juntamente com o Poder Executivo(,) deve desenvolver palestras em escolas para alunos do ensino médio(porque limitar ao ensino médio?). Tais palestras devem ser feitas nas mídias e redes sociais dos ministérios(subentendido). Por meio de entrevistas com profissionais na área.(ponto desnecessário) Tal como especialistas no assunto.(ponto desnecessário) Dessa maneira, trazendo como(informal) solução a clareza sobre a importância do combate a gordofobia(qual é a importância?? Cite) no Brasil. Somente assim, será possível distância a situação vivenciada pelo personagem Felipe na obra literária quinze dias.(aspas)
- Proposta genérica! Traga algum diferencial para esses profissionais ou para a ideia do ministério em questão!!
- Conclusão ficou muito ampla! Traga suas ideias de volta de maneira mais opinativa e citando os principais pontos tratados!


REVISÃO GERAL: Sua redação está bem dividida, possui uma construção ideal, porém, a escolha das teses acabou gerando um problema interno muito complexo, sua argumentação ficou muito fraca por conta de tratar de assuntos resultados da GORDOFOBIA e não que causam a GORDOFOBIA, além disso, tome mais cuidados revisando as vírgulas e regências verbais e nominais!! BONS ESTUDOS!!

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
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Por Katsmoking
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#118842
Tentei revisar o máximo que pude! Caso tenha alguma dúvida só me enviar por aqui mesmo :D :D

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
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Por Casey12
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#118843
Katsmoking escreveu:Boa tarde! Aqui vai a minha análise completa:
ERRO
OBSERVAÇÃO
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TEMA: COMBATE A GORDOFOBIA NO BRASIL

Introdução: (opte por começar com conectivo adequado) Voltaire, filósofo francês(,) afirma com o seguinte argumento(:) " preconceito é opinião sem conhecimento ". Nesse contexto, o panorama evidente se relaciona com a gordofobia no Brasil, uma vez que a sociedade condena qualquer tipo corporal(?) que não apresenta os padrões de beleza idealizados na(somente para locais físicos) coletividade contemporânea e demonstra que o conhecimento acerca do tema se perpetua em desuso. Dessa forma, a problemática traz consigo as principais adversidades: a baixa autoestima e o bullying escolar.
- Um erro muito comum na contextualização de repertórios é a "ponte fraca", veja bem, você utilizou um repertório(Voltaire) excelente para o tema, porém, no outro período focou a ideia no "corpo ideal", gerando uma confusão entre a eficácia desse repertório para o desenrolar da sua ideia. A meu ver, a afirmação ficou vaga.
- Lembre-se, as teses devem ser CAUSAS do tema, somente assim conseguirá desenvolver de maneira efetiva, entretanto, "a baixa autoestima e o bullying escolar" são consequências do TEMA e para o modelo ENEM isso categoriza falha na compreensão da ideia proposta!


Desenvolvimento 1: A princípio, deve-se ressaltar a precária percepção que os brasileiros têm de si próprio por causa da gordofobia. Nessa perspectiva, como é relatado no livro "quinze dias"(autor?) que apresenta a história de Felipe um garoto gordo(obeso/acima do peso) que sofre constantemente com críticas em relação ao seu corpo físico(redundante) e esse fato prejudica(,) consideravelmente(,) na(a) sua auto-estima(autoestima). Todavia, essa crítica é muito preocupante(,) tendo em vista que essa conjuntura desestabiliza a saúde mental e bem estar(bem-estar) dos cidadãos nacionais, sendo necessário o combate a(à) gordofobia no Brasil. Com isso, é inaceitável que esse obstáculo continue em questão na comunidade atual.
- Este repertório não é eficiente para a sua redação, o próprio TEMA já afirma que a GORDOFOBIA existe e deve ser tratada, essa afirmação só repete oque já foi concretizado!
- Tente ser mais específico no seu último período(finalização) para não ser confundido com modelos prontos!


Desenvolvimento 2: Diante desse cenário, é imprescindível destacar o bullying (,) nas escolas (,) que se propaga em abundância. Nesse sentido, como apontou Jean Paul(Jean-Paul) Sartre, filósofo francês que (?) " a violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota"(evite citações grandes). Isso porque, a violência que ocorre dentro das(nas) instituições de ensino se manifesta de maneira verbal, física e simbólica(,) sendo que a motivação para tal ato estar(está) na não aceitação(exclusão) e preconceito contra(com) o diferente(a pessoa diferente). Por isso, é preciso que medidas sejam realizadas para mudar esse quadro.
- O bullying, como uma consequência da gordofobia(do jeito que foi apresentado), demonstra-se tangente ao tema! A gordofobia vai além do ambiente escolar!
- Tente ser mais específico no seu último período(finalização) para não ser confundido com modelos prontos!


Conclusão: Envidencia-se, portanto, providências que são necessárias para alterar esse cenário(qual?). Para que isso ocorra (,) o Ministério da Educação(,) juntamente com o Poder Executivo(,) deve desenvolver palestras em escolas para alunos do ensino médio(porque limitar ao ensino médio?). Tais palestras devem ser feitas nas mídias e redes sociais dos ministérios(subentendido). Por meio de entrevistas com profissionais na área.(ponto desnecessário) Tal como especialistas no assunto.(ponto desnecessário) Dessa maneira, trazendo como(informal) solução a clareza sobre a importância do combate a gordofobia(qual é a importância?? Cite) no Brasil. Somente assim, será possível distância a situação vivenciada pelo personagem Felipe na obra literária quinze dias.(aspas)
- Proposta genérica! Traga algum diferencial para esses profissionais ou para a ideia do ministério em questão!!
- Conclusão ficou muito ampla! Traga suas ideias de volta de maneira mais opinativa e citando os principais pontos tratados!


REVISÃO GERAL: Sua redação está bem dividida, possui uma construção ideal, porém, a escolha das teses acabou gerando um problema interno muito complexo, sua argumentação ficou muito fraca por conta de tratar de assuntos resultados da GORDOFOBIA e não que causam a GORDOFOBIA, além disso, tome mais cuidados revisando as vírgulas e regências verbais e nominais!! BONS ESTUDOS!!


Obrigada pela correção ❤
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