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Por joanavitoria
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#51901
O filme "A Sociedade dos Poetas Mortos" retrata a importância da literatura na vida de jovens acadêmicos que, por meio da poesia, desenvolvem sua alteridade e imaginação. Entretanto, na realidade, tais benefícios não atingem toda a população, haja vista que a falta de literacia familiar e desigualdades econômicas dificultam a implementação de obras literárias na formação do indivíduo.

Em primeira instância, deve-se ressaltar que a carência de incentivo parental contribui para o baixo índice de pessoas interessadas em obras literárias. Outrossim, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o país perde 4,6 milhões de leitores em quatro anos. Consoante a isso, tal dado reflete na ausência da interiorização de costumes que levam ao exercício da leitura. Dessa forma, esses indivíduos perdem interesse pelos livros e são desprovidos de inúmeros benefícios, tais como o estímulo ao imaginário e o desenvolvimento da capacidade de comunicação.

Além disso, vale salientar que o alto custo dos livros também restringe o acesso à literatura. Nessa perspectiva, segundo o Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. No entanto, não é isso que se observa na sociedade hodierna, visto que diversos cidadãos não possuem meios financeiros para obter obras literárias, tornando a prática de ler elitista e excludente. Assim, é fundamental que hajam mudanças no âmbito educacional, a fim de democratizar a leitura.

Portanto, torna-se crucial a intervenção do Estado para melhorar o quadro atual. Nesse sentido, urge que o Governo Federal crie, por meio de arrecadações, um projeto de doações de livros para distribuir em comunidades carentes, a fim de tornar o conhecimento ao mundo fictício acessível a todos. Ademais, o Ministério da Educação, por meio de palestras educativas, deve salientar a importância da leitura, a fim de incitar o desejo de ler nos jovens. Por fim, somente assim será possível estimular o corpo social a desenvolver senso crítico e criar novas experiências por meio da leitura, tal como visto em "A Sociedade dos Poetas Mortos".

medicina, direito, administração, engenharia: são atividades nobres e necessárias à vida. mas a poesia, beleza, romance, amor... são as coisas pelas quais valem a pena viver. - dead poets society.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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