Avatar do usuário
Por Flicker2307
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#122821
O ativista Nelson Mandela salientou: "A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo". Nesse sentido, é visto que o acesso ao estudo propicia a mudança do planeta ao trazer melhores condições de vida dos cidadãos e a formação de um ser íntegro, porém, essa realidade muitas vezes não é observada, principalmente na sociedade brasileira devido a aspectos como a desigualdade social e o déficit de conhecimento de uma parte da população sobre os benefícios do aprendizado. Sendo assim, faz-se fulcral a reflexão.

Sob esse viés, é relevante notar que a segregação econômica é responsável por a função da educação não ser cumprida. De acordo com o escritor Ariano Suassuna, o Brasil é dividido em dois: "o país dos privilegiados e o país dos despossuídos". Nessa perspectiva, é evidenciado que a falta de condições favoráveis às famílias de baixa renda, mesmo com os diversos projetos criados pelo governo, acabam privando o acesso dessas pessoas ao conhecimento, enquanto que os beneficiados por todos os direitos mantém-se inertes. Além disso, a escassez de estrutura nos espaços acadêmicos públicos exponencia essa condição deplorável.

Ademais, a carência de informações oferecidas pelo o Estado sobre o papel do ensino e da aprendizagem para uma sociedade melhor faz persistir o desinteresse da população quanto ao estudo. Sob essa ótica, embora exista o programa do Governo Federal de bolsas para iniciação científica para pessoas de baixa renda, a má divulgação dessa oportunidade acaba por não estimular com eficiência os alunos, o que faz ocorrer, dessa maneira, a manutenção da não construção de um tecido social onde todos tem oportunidades iguais através do conhecimento.

Portanto, diante do exposto, atitudes devem ser tomadas para sanar o descaso que o não exercício do direito à educação e seu papel para uma sociedade mais igualitária causa. A fim de que todos possam desfrutar dos benefícios da educação, é dever do Ministério da Educação - órgão responsável por conferir condições de aprendizagem para todos - reorganizar e divulgar os programas de incentivo ao estudo nas redes sociais, através de verbas orçamentárias, assim como fiscalizar as estruturas das instituições de ensino para melhorar os espaços. Assim, a educação cumprirá sua função de poderosa arma e mudará o mundo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
117 Exibições
por Moon199
1 Respostas 
81 Exibições
por Moon199
0 Respostas 
165 Exibições
por Lerezende
2 Respostas 
137 Exibições
por OlrenBeat
1 Respostas 
123 Exibições
por Peverton
4 Respostas 
271 Exibições
por ALLCAPS1232
0 Respostas 
98 Exibições
por Amandalou
2 Respostas 
160 Exibições
por Jeoolivei
0 Respostas 
77 Exibições
por grazif
1 Respostas 
243 Exibições
por KelveSilva

Fiz essa redação semana passada! No[…]

Segurança pública

achei interessante o tema so achei o texto mito pe[…]

Segundo Carl Sagan, cientista planetário as[…]

teste

teste

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM