Sob esse viés, é relevante notar que a segregação econômica é responsável por a função da educação não ser cumprida. De acordo com o escritor Ariano Suassuna, o Brasil é dividido em dois: "o país dos privilegiados e o país dos despossuídos". Nessa perspectiva, é evidenciado que a falta de condições favoráveis às famílias de baixa renda, mesmo com os diversos projetos criados pelo governo, acabam privando o acesso dessas pessoas ao conhecimento, enquanto que os beneficiados por todos os direitos mantém-se inertes. Além disso, a escassez de estrutura nos espaços acadêmicos públicos exponencia essa condição deplorável.
Ademais, a carência de informações oferecidas pelo o Estado sobre o papel do ensino e da aprendizagem para uma sociedade melhor faz persistir o desinteresse da população quanto ao estudo. Sob essa ótica, embora exista o programa do Governo Federal de bolsas para iniciação científica para pessoas de baixa renda, a má divulgação dessa oportunidade acaba por não estimular com eficiência os alunos, o que faz ocorrer, dessa maneira, a manutenção da não construção de um tecido social onde todos tem oportunidades iguais através do conhecimento.
Portanto, diante do exposto, atitudes devem ser tomadas para sanar o descaso que o não exercício do direito à educação e seu papel para uma sociedade mais igualitária causa. A fim de que todos possam desfrutar dos benefícios da educação, é dever do Ministério da Educação - órgão responsável por conferir condições de aprendizagem para todos - reorganizar e divulgar os programas de incentivo ao estudo nas redes sociais, através de verbas orçamentárias, assim como fiscalizar as estruturas das instituições de ensino para melhorar os espaços. Assim, a educação cumprirá sua função de poderosa arma e mudará o mundo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada