A princípio, é preciso enfatizar, a importância dos pais e professores na integração infantil ao mundo da leitura, já que, muitos dos hábitos das crianças são influenciados pelo seu ambiente de convivência. Durante o Renascentismo que marcou o fim da Idade Media, a grande busca pelo conhecimento, resultou em muitas das maiores descobertas científicas da humanidade, o acesso a livros antes restritos pela igreja católica, criou grandes gerações de Gênios revolucionários. Nesse sentido, o Brasil ainda vive em um tipo de Idade Media, onde grande parte da população não tem o hábito de ler, e escolas tem pouquíssimos programas com o intuito introduzir crianças ao mundo da literatura.
Além disso, a pobreza tem grande influência na falta de leitura por parte de muitas crianças, já que a evasão escolar ainda persiste, e muitas famílias sequer tem condições de adquirir o necessário para sua existência. Nesse contexto, a educação não substitui a necessidade de sobrevivência, no filme "O menino que descobriu o vento", acompanhamos a historia de um garoto, sua irmã e seus pais, que plantam para sua própria subsistência, após uma grande seca e problemas econômicos do seu país, o pai precisa escolher entre tirar o filho da escola, ou perder todas suas economias e morrer de fome com sua família, obviamente a escolha de tirar seu filho da escola foi tomada. De modo análogo, muitas pessoas vivem essa realidade no Brasil, e a compra de livros se torna inviável na realidade de muitos.
Portanto, é preciso que medidas sejam tomadas para resolver a problemática. O Ministério da Educação(MEC) deve criar um programa intitulado de "literatura para todos", que por meio das escolas, durante ensino primário ate o fim do ensino fundamental, vai criar horários específicos durante a semana, que irão ter como objetivo incentivar a leitura dos alunos, e também, durante o ensino médio, disponibilizará um saldo de até 100 reais por mês, voltados para a compra de livros, para que mais crianças possam adquirir o habito de ler, e também viabilizar o acesso de adolescentes a livros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.