Primordialmente vale ressaltar que a falta de infraestrutura colabora para que muitos indivíduos não tenham acesso à obras literárias. Além disso, a falta de bibliotecas, em diversas regiões podem limitar o acesso da população a produções literárias. Como exemplo, uma pesquisa feita pelo “Diário do Nordeste”, há uma escassa quantidade de bibliotecas nas zonas rurais, o que resulta em parte da população do interior sem acesso à leitura. Outrossim, o valor exorbitante dos livros desmotiva algumas pessoas a leem, especialmente porque parte da população brasileira vive em situação precária e não conseguem ter acesso aos materiais literários. Conforme um relatório feito pela “Valor Investe”, o aumento do preços nos livros impactou 22% da população brasileira, levando-os a não investirem em livros.
Ademais outro fator que contribui para a carência no hábito ler de parte da população, é o escasso incentivo a leitura. Contudo, a família apresenta um fator essencial nos hábitos e crenças de uma criança, pais que possuem costume de ler, possivelmente influenciarão seus filhos a lerem também. Isto é, na série “Gilmore Girls” Lorelai possuía o costume de ler e influenciou positivamente sua filha Rory, despertando uma paixão pelos livros. Aliás, a falta de influência nas escolas também favorece a falta de interesse sobre textos literários. Por exemplo, no filme “O Diário dos Escritores da Liberdade”, os alunos não tinham incentivo dos tutores, assim não faziam questão de ler, pois quando às instituições escolares não promovem prática de leitura, e não demonstram o valor da leitura, os alunos não desenvolvem interesse sobre os livros.
Portanto cabe salientar que a prática de leitura deve ser discutida com mais profundidade. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável por promover educação de qualidade no país, através de verbas governamentais distribuir livros nas escolas gratuitamente, a fim de incentivar as criança as praticar a leitura, porquê por meio dela aprendemos a dar valor ao conhecimento, á arte e unir pessoas pessoas como acontecido no filme “A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata”
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.