Observa-se, em primeira instância, que desigualdade socioeconômica é uma das principais causas do problema de acesso à cultura. Nesse sentido, a meia-entrada, vigente no Estado de São Paulo desde 1992, apesar de ter sido criada para que estudantes e idosos pagarem metade do valor para acessar a cultura, o lazer e o esporte, não abrange sobre a camada mais pobre, ou seja, não existe uma regra que permita que aqueles que não possuem muito possam usufruir desse benefício. Desse modo, a meia-entrada fica restrita a camada que tende a ter melhores e mais condições de acesso e, consequentemente, a parcela mais empobrecida da sociedade fica excluída do direito cultural.
Deve-se abordar, ainda, que apesar de a Constituição prever que todos devem ter acesso às fontes de cultura nacional, esse direito é desrespeitado. Entre os fatores que mais influenciam o cumprimento dessa lei temos o fato de os espaços culturais estarem, majoritariamente, centralizados nos grandes centros urbanos, ou seja, por conta da intensa desigualdade social que assola a sociedade brasileira contemporânea, uma parcela da sociedade que vive na periferia urbano ou no interior encontra um obstáculo no acesso à cultura. Desse modo, por conta da concentração cultural, em maior parte, se encontrar nos centros das grandes cidades uma parte da sociedade não consegue acessar a cultura nacional, prevista pela Constituição.
Conclui-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para que esse problema seja contido. Desse modo, faz se necessário que o Ministério da Cultura desenvolva projetos que visem o acesso igualitário à cultura, tanto para os mais pobres quanto para os mais ricos, por meio de isenção de taxas ao acesso cultural, barateando ingressos e fornecendo meias-entradas não só ao estudantes e idosos, mas para as classes de baixa renda também. De tal modo, promovendo o direito de acessibilidade à cultura prevista pela Constituição vigente, pois assim o país estaria mais próximo de garantir diversão e arte às pessoas, como solicitado na canção dos Titãs.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.