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Por Ottaiano
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#117861
“A gente não quer só comida / A gente quer comida, diversão e arte”. Esse trecho da canção, Comida, dos Titãs, transparece uma crítica social ao ideário que o governo tem de que a subsistência da sociedade é apenas a comida, mas na realidade não, pois além da alimentação a população precisa de condições para viver. Nota-se, portanto, que na conjuntura contemporânea há diferentes problemas de desigualdade social, tanto na centralização cultural nos grandes centros urbanos quanto na desvalorização da cultura pelo governo.
Observa-se, em primeira instância, que desigualdade socioeconômica é uma das principais causas do problema de acesso à cultura. Nesse sentido, a meia-entrada, vigente no Estado de São Paulo desde 1992, apesar de ter sido criada para que estudantes e idosos pagarem metade do valor para acessar a cultura, o lazer e o esporte, não abrange sobre a camada mais pobre, ou seja, não existe uma regra que permita que aqueles que não possuem muito possam usufruir desse benefício. Desse modo, a meia-entrada fica restrita a camada que tende a ter melhores e mais condições de acesso e, consequentemente, a parcela mais empobrecida da sociedade fica excluída do direito cultural.
Deve-se abordar, ainda, que apesar de a Constituição prever que todos devem ter acesso às fontes de cultura nacional, esse direito é desrespeitado. Entre os fatores que mais influenciam o cumprimento dessa lei temos o fato de os espaços culturais estarem, majoritariamente, centralizados nos grandes centros urbanos, ou seja, por conta da intensa desigualdade social que assola a sociedade brasileira contemporânea, uma parcela da sociedade que vive na periferia urbano ou no interior encontra um obstáculo no acesso à cultura. Desse modo, por conta da concentração cultural, em maior parte, se encontrar nos centros das grandes cidades uma parte da sociedade não consegue acessar a cultura nacional, prevista pela Constituição.
Conclui-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para que esse problema seja contido. Desse modo, faz se necessário que o Ministério da Cultura desenvolva projetos que visem o acesso igualitário à cultura, tanto para os mais pobres quanto para os mais ricos, por meio de isenção de taxas ao acesso cultural, barateando ingressos e fornecendo meias-entradas não só ao estudantes e idosos, mas para as classes de baixa renda também. De tal modo, promovendo o direito de acessibilidade à cultura prevista pela Constituição vigente, pois assim o país estaria mais próximo de garantir diversão e arte às pessoas, como solicitado na canção dos Titãs.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Caiunao
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Caiunao escreveu:Bom dia! Corrigindo sua redação, a partir de meus conhecimentos e ponto de vista, concluí o seguinte:
C1: Você apresenta erros constantes da escrita formal da língua, apesar de ter um repertório de palavras válido. Constam-se erros de vírgula e de concordância principalmente. Consequentemente, a complexidade sintática não se destacou.
C2: Pelo menos 1 repertório pertinente, produtivo e legitimado, que é o exigido na competência. Demonstra conhecimento validado da estrutura da proposta textual.
C3: Argumentos defendidos e organizados, com pequenos ganchos de ligação. Entretanto, alguns argumentos foram meio "esquecidos"/restritos ao longo do texto, dando uma ideia simples de preenchimento desnecessário ou pouco aprofundamento.
C4: Repertório restrito evidenciado em razão da grande repetição de conectivos, como "desse modo" presente 3 vezes no texto da mesma forma, e de termos substantivos, como "cultura" e seus derivados (sei que é difícil não repetir).
C5: Proposta com os 5 elementos exigidos.

No mais, parabéns pelo texto. Siga treinando e você vai longe! Deus abençoe.
Perdão, na análise da competência um, eu quis dizer "apesar de ter UMA SELEÇÃO de palavras válida"
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Por Caiunao
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#117877
Bom dia! Corrigindo sua redação, a partir de meus conhecimentos e ponto de vista, concluí o seguinte:
C1: Você apresenta erros constantes da escrita formal da língua, apesar de ter um repertório de palavras válido. Constam-se erros de vírgula e de concordância principalmente. Consequentemente, a complexidade sintática não se destacou.
C2: Pelo menos 1 repertório pertinente, produtivo e legitimado, que é o exigido na competência. Demonstra conhecimento validado da estrutura da proposta textual.
C3: Argumentos defendidos e organizados, com pequenos ganchos de ligação. Entretanto, alguns argumentos foram meio "esquecidos"/restritos ao longo do texto, dando uma ideia simples de preenchimento desnecessário ou pouco aprofundamento.
C4: Repertório restrito evidenciado em razão da grande repetição de conectivos, como "desse modo" presente 3 vezes no texto da mesma forma, e de termos substantivos, como "cultura" e seus derivados (sei que é difícil não repetir).
C5: Proposta com os 5 elementos exigidos.

No mais, parabéns pelo texto. Siga treinando e você vai longe! Deus abençoe.
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Por Caiunao
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#117878
Caiunao escreveu:Bom dia! Corrigindo sua redação, a partir de meus conhecimentos e ponto de vista, concluí o seguinte:
C1: Você apresenta erros constantes da escrita formal da língua, apesar de ter um repertório de palavras válido. Constam-se erros de vírgula e de concordância principalmente. Consequentemente, a complexidade sintática não se destacou.
C2: Pelo menos 1 repertório pertinente, produtivo e legitimado, que é o exigido na competência. Demonstra conhecimento validado da estrutura da proposta textual.
C3: Argumentos defendidos e organizados, com pequenos ganchos de ligação. Entretanto, alguns argumentos foram meio "esquecidos"/restritos ao longo do texto, dando uma ideia simples de preenchimento desnecessário ou pouco aprofundamento.
C4: Repertório restrito evidenciado em razão da grande repetição de conectivos, como "desse modo" presente 3 vezes no texto da mesma forma, e de termos substantivos, como "cultura" e seus derivados (sei que é difícil não repetir).
C5: Proposta com os 5 elementos exigidos.

No mais, parabéns pelo texto. Siga treinando e você vai longe! Deus abençoe.
Perdão, na análise da competência um, eu quis dizer "apesar de ter UMA SELEÇÃO de palavras válida"
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