Avatar do usuário
Por Lourencogom
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114341
No filme "Barbie", retrata uma vida luxuosa e perfeita de Barbie com suas irmãs e seu namorado através de um "blog". Sob esse viés, a ideia sobredita se aplica no contexto nacional quanto ao poder dos influenciadores digitais sobre os padrões de consumo do jovem brasileiro, pois é uma questão a ser solucionada. Logo, é necessário a resolução desse impasse, motivado pela falta de ações governamentais e pela banalização da sociedade.
Nesse panorama, primordialmente, constata-se o desserviço estatal como uma das causas da influência negativa sobre o consumo dos jovens. Segundo o filósofo Hegel, "o estado é o pai e deve proteger seus filhos". Nessa ótica, tal teoria não é constatada na conjuntura brasileira, posto que, o poder público não dá a devida relevância aos diversos influenciadores que propagam "Fake News" em relação ao ganho fácil de dinheiro nas redes sociais, através de jogos e robôs automáticos, por mais que sejam a responsabilidade da instituição. Essa realidade é corroborada pela escassez de investimentos nessa área, em virtude dessas aplicações não gerarem lucro, nem capital político para os governantes, tendo em vista que, no capitalismo atual, os atos têm como finalidade o benefício próprio. Essa circunstância é crítica, ao passo que, consequentemente, acarreta nesse caso social e na falta de garantia de seus direitos básicos. Sendo assim, em razão da omissão governamental, o problema é agravado no cotidiano da pátria.
Outrossim, nota-se a banalização da sociedade como um fator agravante da persuasão em relação aos desejos dos internautas. Nesse contexto, a filosofia alemã Hanna Arendt criou a expressão "Banalidade do Mal", a qual diz respeito ao fato de que as pessoas estão normalizando as malas sociais, de modo a torná-las banais. Nessa perspectiva, a ideia de Hanna é situada no cenário brasileiro, uma vez que, parte da população não tem a instigação de debater a veracidade das informações sobre os produtos divulgados pelos influenciadores, essa discussão não é provocada, haja vista que, o problema não atinge a todos, acarretando na maior invisibilidade desse óbice. Dessa forma, devido a inércia dos indivíduos, a problemática é gravada no meio social.
Diante dos fatos supracitados, depreende-se que, no Brasil, existe uma certa invisibilidade do poder dos "influencers". Portanto, o Estado – responsável por garantir condições de igualdade entre os corpos sociais brasileiros – deve redefinir as políticas públicas direcionadas ao consumo nas redes sociais. Essa ação será realizada por intermédio da ampliação de verbas governamentais, a fim de que o problema seja amenizado e a população conscientizada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Samara102006
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#114397
@Lourencogom, olá, vou pontuar brevemente coisas que observei em sua redação, sinta-se a vontade para discordar :)

- 1° : Houve um erro de concordância no trecho " No filme " Barbie", retrata uma vida luxuosa...", o correto seria " O filme " Barbie " retrata..." ,ou, " No filme " Barbie" é retratado....".

- 2° : Bom, sua introdução está bem estruturada, mas as causas não me pareceram pertinentes ao tema. Por mais que o governo seja, na maioria dos casos, o responsável por solucionar os problemas, nessa situação ele só poderia por meio do MEC, conscientizar jovens e crianças para desenvolverem o senso crítico e não acreditarem piamente nos influenciadores digitais, ou , exigir que os produtos apresentados seguissem um determinado padrão de qualidade antes de serem amplamente divulgados. Mas, ao decorrer do seu texto e principalmente na conclusão não fica claro quais ações governamentais deverão ser tomadas.


- 3° : Você não cita claramente como os influenciadores impactam o consumo nos jovens

- 4° : Sua conclusão está muito vaga!

Dicas :

- Estude mais sobre as competências exigidas na redação do Enem.

- Procure entender melhor sobre: Tópico Frasal, Tese e a funcionalidade do repertório no texto

- Pesquise mais sobre pontuação.

- Pesquise sobre as melhores formas de desenvolver a sua conclusão

- Leia outras redações e depois refaça essa.

Observações :

Você consegue, só basta estudar e praticar! <3
0
Avatar do usuário
Por Lauany25
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#114562
Boa noite! Desculpe a demora, mas eu concordo com o que a Samara já pontuou acima, acho que possue um bom conhecimento sobre a organização do texto, são questões apenas de melhorias em alguns pontos, como na gramática. :D
1
Avatar do usuário
Por Lourencogom
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114604
Lauany25 escreveu:Boa noite! Desculpe a demora, mas eu concordo com o que a Samara já pontuou acima, acho que possue um bom conhecimento sobre a organização do texto, são questões apenas de melhorias em alguns pontos, como na gramática. :D
obrigado 🫶🏽
2
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
340 Exibições
por Mimiya10
0 Respostas 
134 Exibições
por Castru
0 Respostas 
21 Exibições
por Dihdih
2 Respostas 
407 Exibições
por Emiliasa17
0 Respostas 
191 Exibições
por larisabrito
2 Respostas 
395 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
218 Exibições
por Hemilyeyy
1 Respostas 
206 Exibições
por Vitorialsx
5 Respostas 
519 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
120 Exibições
por Raielysom

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM