Convém ressaltar, a princípio, a ineficácia de normas que impeçam as causas desse problema. Nesse sentido, segundo a Constituição Federal de 1988 - importante documento na legislação brasileira -, é de responsabilidade do poder público proteger os animais que sofrem abandono e violência. No entanto, a teoria apresentada não é aplicada na prática, uma vez que, embora existam leis que objetivam atenuar esse entrave, o número de animais em situações de vulnerabilidade cresce de forma alarmante, além de, sem a aplicação das devidas punições, os agressores responsáveis seguem impunes. Dessa forma, é clara a necessidade de legislações eficazes a fim de combater a progressão desse impasse.
Ademais, é fundamental analisar a escassa empatia na massa social como impulsionadora desse empecilho. Nesse contexto, na saga “Harry Potter” é mostrada a negligência vivida pelos elfos domésticos, os quais são tratados de forma irracional pelos seus donos, atitude comum entre os bruxos. Nessa perspectiva, é notório que os cidadãos não agem com consciência, comportando-se de forma agressiva com os bichos, visto que a presença da naturalização dos maus-tratos aos animais reflete a falta do ato empático, o que corrobora na reprodução constante dessas atitudes. Desse modo, enquanto o pensamento natural da violência aos bichos for colocado em primeiro plano, o obstáculo não será mitigado.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de intervenções com o intuito de barrar a continuidade dos maus-tratos aos animais. Logo, cabe ao Poder Executivo - órgão responsável em monitorar e aplicar as leis no Brasil -, desenvolver um canal online de denúncias, chamado “Alô, Animal em perigo” por meio de recursos financeiros governamentais. Essa ação terá como finalidade alcançar um maior número de delegações, garantindo a aplicabilidade da legislação. Também, é imprescindível que a mídia promova divulgações acerca da crueldade aos animais, com o propósito de informar a população sobre esse problema. Assim, o conteúdo da cantiga “Atirei o pau no gato” não será realidade na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.