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Por walace
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#80790
A cantiga popular brasileira “Atirei o pau no gato”, nacionalmente conhecida, retrata, infelizmente, a naturalização da crueldade aos animais, sendo repassada ao longo dos anos pelas gerações. Não distante da produção musical, observando o atual cenário nacional, percebe-se a permanência dos maus-tratos aos animais como um desafio a ser combatido. Nessa ótica, a omissão estatal, bem como a falta de empatia na sociedade são consideradas fatores agravantes dessa problemática.
Convém ressaltar, a princípio, a ineficácia de normas que impeçam as causas desse problema. Nesse sentido, segundo a Constituição Federal de 1988 - importante documento na legislação brasileira -, é de responsabilidade do poder público proteger os animais que sofrem abandono e violência. No entanto, a teoria apresentada não é aplicada na prática, uma vez que, embora existam leis que objetivam atenuar esse entrave, o número de animais em situações de vulnerabilidade cresce de forma alarmante, além de, sem a aplicação das devidas punições, os agressores responsáveis seguem impunes. Dessa forma, é clara a necessidade de legislações eficazes a fim de combater a progressão desse impasse.
Ademais, é fundamental analisar a escassa empatia na massa social como impulsionadora desse empecilho. Nesse contexto, na saga “Harry Potter” é mostrada a negligência vivida pelos elfos domésticos, os quais são tratados de forma irracional pelos seus donos, atitude comum entre os bruxos. Nessa perspectiva, é notório que os cidadãos não agem com consciência, comportando-se de forma agressiva com os bichos, visto que a presença da naturalização dos maus-tratos aos animais reflete a falta do ato empático, o que corrobora na reprodução constante dessas atitudes. Desse modo, enquanto o pensamento natural da violência aos bichos for colocado em primeiro plano, o obstáculo não será mitigado.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de intervenções com o intuito de barrar a continuidade dos maus-tratos aos animais. Logo, cabe ao Poder Executivo - órgão responsável em monitorar e aplicar as leis no Brasil -, desenvolver um canal online de denúncias, chamado “Alô, Animal em perigo” por meio de recursos financeiros governamentais. Essa ação terá como finalidade alcançar um maior número de delegações, garantindo a aplicabilidade da legislação. Também, é imprescindível que a mídia promova divulgações acerca da crueldade aos animais, com o propósito de informar a população sobre esse problema. Assim, o conteúdo da cantiga “Atirei o pau no gato” não será realidade na sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Jotaveh
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#80889
Como vai, amigo?

Introdução Perfeita
D1 Perfeito
D2 houve um problema de relação: seria melhor dizer, "A realidade brasileira se mostra semelhante à ficção, comportando-se...."
Todos os outros elementos também foram apresentados, mas procure deixar as consequências mais explícitas utilizando conetivos, consequentemente, em decorrência dessa realidade, por conseguinte, etc.


Solução com 5 elementos e duas soluções para o projeto do texto.

Só não tirou 1000 porque a relação do D2 ficou "estranha".
As consequências foram apresentadas, não descontam pontos, mas procure deixá-las mais "óbvias", facilita pro corretor que corrige sua redação em menos de 5 minutos!

Parabéns, ótima redação.
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Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#100509
Concordo com os pontos ressaltados pelo @Jotaveh. De fato, a relação do repertório com o núcleo argumentativo poderia ter sido aprimorada para suscitar melhores fundamentações. Além disso, houve muitas repetições em relação a coesivos com “nesse(a)”, tais como o “nesse sentido”, o “nesse contexto”, o “nessa perspectiva” e o “nessa ótica”, além de haver uma inadequação coesiva na conclusão: você colocou um coesivo conclusivo, o “logo”, no meio do parágrafo, sendo que, ali, seria melhor colocar um coesivo de continuidade, como o “seguindo esse raciocínio”, ou, simplesmente, um coesivo que retome a demanda exigida anteriormente, como o “para tanto” e o “para isso”.

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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