Avatar do usuário
Por Vestibuland0
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#127774
Promulgada em 1988 a Constituição Federal, em seu artigo 205, ressalta que é dever do Estado garantir a educação de todos, bem como seu pleno desenvolvimento para cidadania e para o mercado de trabalho. Apesar da existência de uma ordem legislativa, a questão da educação não se faz presente na vida de uma parcela expoente da população brasileira, visto que ainda, na sociedade contemporânea, os desafios para a implantação de uma educação inclusiva fazem-se pertinente no âmbito das pautas sociais debatidas e que são um impasse para população que permeia a sua existência sob essas mazelas. Com isso, pode-se apontar uma falha educacional, bem como uma inoperância legislativa como fatores contribuintes para a permeação dessa problemática e por futuras resoluções da mesma.

Sob esse prisma, observa-se uma falha no aparato educacional como forte causa influenciadora para a permanência de uma educação que não é inclusiva no Brasil moderno. Convém mencionar, dessa forma, a máxima do filosofo Immanuel Kant, na qual o renomado pontua que o ser humano não é nada além do que a educação faz dele. Entretanto, apesar do pensador estar correto, sua pontuação não é congruente com a pratica observada atualmente nos âmbitos educacionais, visto que a escola ainda prevalece seu ensino sob moldes conteúdistas e tecnicistas, em que o aluno é tomado como forma passiva, em que se observa tudo aquilo para ser reproduzido, e não é compreendido de uma forma global e para além do conhecimento replicável, isso se faz constantemente pertinente, pois nota-se uma escassez de investimento público, por parte do governo, para o desenvolvimento de outras tarefas, além da questão da alfabetização para esses discentes. Sendo assim, consequentemente, por as instituições terem como foco a aprendizagem formal, os alunos que, por descompromisso do governo, vivem à margem da vulnerabilidade, não se tem um rendimento escolar e uma aprendizagem significativa por não serem analisados por outros aspectos. Com isso, faz-se primordial repensar no ensino público para o manejo de novas formas de compreensão do estudante.

Por outro lado, mesmo diante da tentativa de leis que intervenham nessas questões, analisa-se, ainda, uma falta de uma intervenção do poder legislativo sobre essa causa. De acordo com o insigne professor Kevin Bales, leis existem, mas se falta mudança, bem como vontade política para a execução delas. Acompanha-se, constantemente, o descaso do estado, mais em especifico do poder legislativo, na implementação ou até mesmo na criação e vigoração de leis que assegurem a inclusão de alunos nas salas de aulas das escolas brasileiras, percebe-se isso pela falta de verbas destinadas a essa ação, como também as instituições públicas de ensino e que, consequentemente, coloca a educação em estado crítico sem os devidos fins destinados a sua mudança, fazendo com que milhares de brasileiros não aprendam o básico.Nesse viés, é de suma importância pensar em estratégias efetivas para a equiparação desse cenário catastrófico.

A educação inclusiva faz-se desafio no contexto atual, com isso propõe se pensar uma intervenção para essa problemática. Cabe ao poder legislativo, realizar a criação de uma lei para inclusão, bem como adaptação do ensino as necessidades de cada aluno, sendo feito através de políticas públicas e verbas destinadas as escolas para contratação de profissionais de outras áreas como psicopedagogos e psicólogos, com o intuito de promover um ensino inclusivo e de qualidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
279 Exibições
por Edemar
0 Respostas 
412 Exibições
por linsley
0 Respostas 
257 Exibições
por sofialimaaaa
1 Respostas 
135 Exibições
por Thiago131517
0 Respostas 
264 Exibições
por mihh07
0 Respostas 
185 Exibições
por LiviaBeckman
0 Respostas 
129 Exibições
por Mikasouza
Desafios da educação inclusiva no Brasil
por almeidaj    - In: Outros temas
2 Respostas 
51 Exibições
por almeidaj
1 Respostas 
28 Exibições
por Reyzinsantos
0 Respostas 
207 Exibições
por Ana2107

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM