Sob esse viés, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as diversas formas de expressões artísticas estão concentradas nas mãos de apenas 16% da população, o que representa uma baixíssima percentagem para a cultura do país. Dessa forma, sabe-se que o acesso ao meio artístico é essencial para o desenvolvimento pessoal, e intelectual do cidadão, proporcionando diferentes pontos de vista para a visão da sociedade e, principalmente, como apontam estudos feitos por pesquisadores de Harvard, estimulando a criatividade e produtividade em todos os aspectos. Assim, evidencia-se a importância da democratização do acesso à arte para o desenvolvimento da sociedade brasileira.
Entretanto, é notório que o acesso é do conhecimento de pequena parte da população, por consequência da falta de apresentação desde a infância do indivíduo nas escolas, que não teve nenhum meio de conhecer o meio artístico, e, em alguns casos, os jovens quando conseguem acesso às redes sociais e com isso, veem pequena parte do conteúdo, porém, com a quantidade de outros conteúdos que "esperam" por eles, acabam não dando nenhuma importância para a arte.
Entende-se portanto, a temática como sendo um obstáculo cultural e legislativo. Logo, a mídia juntamente com o Ministério da Educação, devem criar meios e campanhas para que desde a base do ensino nas escolas, e também nas mídias, onde passam maior parte do seu tempo livre, a população seja conscientizada e introduzida para o meio artístico. Assim, criando uma sociedade democratizada, com acesso, e com conhecimento sobre as diversas formas de expressão que são essenciais para um bom desenvolvimento tanto coletivo, quanto pessoal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada