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Por HenryGoult
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No livro "A família Mandible, o autor Lionel Shriver destaca um ocorrido em 1920, o jovem, Brian Lions, possuía um talento para criar pinturas como ninguém mais naquela época havia, e, como eram inigualáveis suas habilidades, pretendia seguir sua vida expondo e vendendo seus quadros, porém, seus sonhos foram frustrados pela falta de visibilidade. Na contemporaneidade brasileira, o maior acesso às expressões artísticas e culturais seriam essenciais para o desenvolvimento, não só dos jovens, mas para o de toda a nação. Contudo. A falta da democratização do acesso e do reconhecimento em relação a arte ainda é uma chaga nos dias atuais e ocasiona na saída de futuros artistas da área, que desistem de seguir com suas obras.
Sob esse viés, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as diversas formas de expressões artísticas estão concentradas nas mãos de apenas 16% da população, o que representa uma baixíssima percentagem para a cultura do país. Dessa forma, sabe-se que o acesso ao meio artístico é essencial para o desenvolvimento pessoal, e intelectual do cidadão, proporcionando diferentes pontos de vista para a visão da sociedade e, principalmente, como apontam estudos feitos por pesquisadores de Harvard, estimulando a criatividade e produtividade em todos os aspectos. Assim, evidencia-se a importância da democratização do acesso à arte para o desenvolvimento da sociedade brasileira.
Entretanto, é notório que o acesso é do conhecimento de pequena parte da população, por consequência da falta de apresentação desde a infância do indivíduo nas escolas, que não teve nenhum meio de conhecer o meio artístico, e, em alguns casos, os jovens quando conseguem acesso às redes sociais e com isso, veem pequena parte do conteúdo, porém, com a quantidade de outros conteúdos que "esperam" por eles, acabam não dando nenhuma importância para a arte.
Entende-se portanto, a temática como sendo um obstáculo cultural e legislativo. Logo, a mídia juntamente com o Ministério da Educação, devem criar meios e campanhas para que desde a base do ensino nas escolas, e também nas mídias, onde passam maior parte do seu tempo livre, a população seja conscientizada e introduzida para o meio artístico. Assim, criando uma sociedade democratizada, com acesso, e com conhecimento sobre as diversas formas de expressão que são essenciais para um bom desenvolvimento tanto coletivo, quanto pessoal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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