Em primeira análise, é importante destacar a desvalorização da arte no ensino público brasileiro. Parafraseando a especialista da área da educação, Naura Ferreira, "a razão mais importante para incluir as artes no currículo básico é que elas fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, e uma das principais funções da escola é preservar esse patrimônio e torná-lo conhecido ". Esta declaração destaca a importância de incorporar as artes no desenvolvimento educacional de uma pessoa e valorizando a arte como meio de expressão.
A afirmação, fruto da desvalorização das artes na educação, pesa muito na cabeça dos brasileiros, criando um problema. Na opinião de Fischer, "a arte é necessária para que o homem se torne capaz de compreender e mudar o mundo", analisando que a falta de conhecimento artístico impede o indivíduo de ampliar sua perspectiva sobre a sociedade em que vive. Portanto, o desejo dos jovens brasileiros de ter oportunidades de aprender sobre arte está intimamente ligada à falta de uma consciência com possíveis movimentos sociais contra a injustiça. Resultado, os jovens tornam-se incapazes de lutar contra as marginalizações que vivem.
Sendo assim, a persistência das desigualdades sociais é causada pela falta de uma estratégia de uso da arte para lidar com o problema. O Ministério da Cultura desempenha um papel crucial na oferta de programas culturais às instituições de ensino. Diante disso, o jovem será inspirado a examinar sua própria identidade e a sociedade em que vive. Com esta consciência, cria-se uma fuga potencial do isolamento do presente para uma vida digna, graças à esperança que emergiu especificamente das artes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada