No movimento vanguardista brasileiro, houve um rompimento com os padrões artísticos vigentes da época, criando uma visão nacionalista e progressista em suas concepções. Entretanto, na atualidade, existe o questionamento sobre como a arte deveria se comportar diante das variadas inovações sociais. Desse modo, a ruptura com o arcaico simboliza novidade, porém, é amplamente discutido o limite artístico exigido para que a arte seja valorizada e democratizada.
Em primeiro plano, a quebra do costume agrega novos sentidos de valores e expressões. À luz desse prisma, na famosa exposição do "urinol" de Duchamp, um mictório foi usado fora de sua funcionalidade, criando uma concepção inovadora em seu tempo. Nota-se, então, como um simples objeto ou ato pode ressignificar a forma de pensar das pessoas, e concomitantemente, forçar a saída de uma possível "bolha social" na qual o indivíduo fica refém das alienações presentes no seu cotidiano. Dessa maneira, é notória a imponência da arte sem obstáculos, sintetizando novas perspectivas na sociedade.
Por outro lado, de acordo com o veículo de informação "Galileu", o sucesso das produções depende do grande público a quem elas são dirigidas e suas respectivas pautas. Com base nessa premissa, ser artista é uma profissão comum atualmente, e o profissional deve, desse modo, priorizar a mensagem por trás de suas obras, possuindo responsabilidade diante de produções para o grande público. Assim, existem limites morais e legais dependendo de como funciona a ordem social vigente, não podendo ser reconhecida a arte que vai contra os direitos da própria população.
Conclui-se, portanto, que a produção artística é de suma importância para o mundo moderno, assim como visto na exposição de Duchamp. A limitação dessa forma de expressão implica prejuízos para a evolução humana. No entanto, para que um bom convívio seja estabelecido na sociedade brasileira, é necessário que o artista seja consciente e sensato ao produzir suas obras, mesmo que de caráter subjetivo, como mostrado na observação do veículo de comunicação "Galileu".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada