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Por Claramach4do
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A constituição Federal vigente declara em seu artigo número duzentos e cinco a democratização do direito educacional a toda a população brasileira, formentando ainda o dever do estado em garantir que tal direito seja aplicado a sua nação. Lamentavelmente na prática nota-se uma realidade contrária, uma vez que, a negligência governamental somada a falta de empatia da sociedade sobre a situação. São fatores compõe os desafios para a aplicação da educação inclusiva no Brasil.
Nesse sentido, é inegável que o escasso interesse do estado em assegurar que o direito de acesso a uma educação de qualidade independente da condição em que o indivíduo se encontra, frustra o desenvolvimento da educação inclusiva no Brasil. Isso acontece pois, assim como é explicitado nos estudos do filósofo e sociólogo Karl Marx, evidencia-se no Brasil uma realidade semelhante ao que ele nomeou de `` Estado elitista``, onde, enquanto a classe alta da população é privilegiada pelo governo e tem o cumprimento de seus direitos, a parcela da sociedade marginalizada e em estado de vulnerabilidade é negligenciada. Posto isso, nota-se que o descaso governamental em relação ao processo inclusivo no sistema educacional Brasileiro faz-se presente. Prova disso são os investimentos quase que invisíveis em capacitação de escolas e profissionais que acolham e supram as necessidades pedagógicas de qualquer indivíduo portador de necessidades especiais.
Ademais, é nítido que a apatia e frieza da população para com a realidade vivenciada por pessoas com alguma deficiência em espaços pedagógicos, é outro fator de colabora para a perpetuação desse cenário. De fato, tomando como base a situação expressa no filme `` Extraordinário`` é perceptível uma realidade análoga no sistema de ensino brasileiro, onde o preconceito por parte do corpo discente do ambiente educacional prejudicava a evolução didática do protagonista. Em outras palavras, infere-se que a indiferença por parte da população e a falta de respeito a diversidade contribui para que o indivíduo não se sinta acolhido no ambiente escolar prejudicando assim seu rendimento e aprendizado.
Portanto, faz- se necessário superar os desafios que cercam o desenvolvimento do processo de educação inclusiva no Brasil. Para isso, urge que o Poder Executivo - orgão responsável por garantir o a aplicação de leis- em união com o Ministério da Educação - autoridade responsável pela manutenção do processo educacional brasileiro- trabalhem em conjunto para que hajam mudanças no cenário atual. O Poder Executivo deve ampliar as verbas destinadas a capacitação e aprimoramento do ambiente escolar, que visem promover o acolhimento devido a portadores de quaisquer necessidades especiais. Sob essa mesma lógica, o ministério da educação deve também, promover palestras que visem incentivar o respeito a diversidade e diferenças entre o corpo discente para que a empatia e união prevaleçam. Somente assim as diferenças serão superadas e a realidade prática fará jus a teoria exposta na constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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