Nesse panorama, primordialmente, constata-se o desserviço estatal como uma das causas da influência negativa sobre o consumo dos jovens. Segundo o filósofo Hegel, "o estado é o pai e deve proteger seus filhos". Nessa ótica, tal teoria não é constatada na conjuntura brasileira, posto que, o poder público não dá a devida relevância aos diversos influenciadores que propagam "Fake News" em relação ao ganho fácil de dinheiro nas redes sociais, através de jogos e robôs automáticos, por mais que sejam a responsabilidade da instituição. Essa realidade é corroborada pela escassez de investimentos nessa área, em virtude dessas aplicações não gerarem lucro, nem capital político para os governantes, tendo em vista que, no capitalismo atual, os atos têm como finalidade o benefício próprio. Essa circunstância é crítica, ao passo que, consequentemente, acarreta nesse caso social e na falta de garantia de seus direitos básicos. Sendo assim, em razão da omissão governamental, o problema é agravado no cotidiano da pátria.
Outrossim, nota-se a banalização da sociedade como um fator agravante da persuasão em relação aos desejos dos internautas. Nesse contexto, a filosofia alemã Hanna Arendt criou a expressão "Banalidade do Mal", a qual diz respeito ao fato de que as pessoas estão normalizando as malas sociais, de modo a torná-las banais. Nessa perspectiva, a ideia de Hanna é situada no cenário brasileiro, uma vez que, parte da população não tem a instigação de debater a veracidade das informações sobre os produtos divulgados pelos influenciadores, essa discussão não é provocada, haja vista que, o problema não atinge a todos, acarretando na maior invisibilidade desse óbice. Dessa forma, devido a inércia dos indivíduos, a problemática é gravada no meio social.
Diante dos fatos supracitados, depreende-se que, no Brasil, existe uma certa invisibilidade do poder dos "influencers". Portanto, o Estado – responsável por garantir condições de igualdade entre os corpos sociais brasileiros – deve redefinir as políticas públicas direcionadas ao consumo nas redes sociais. Essa ação será realizada por intermédio da ampliação de verbas governamentais, a fim de que o problema seja amenizado e a população conscientizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.