Avatar do usuário
Por Gisdeilton
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113478
Diferentemente do que acontecia no começo do século XXI, hoje já não se pode dizer que, por conta das intempéries, a agricultura deixa de produzir, uma vez que foram vencidas pela tecnologia agrícola que, cumprido seu papel, fez do Brasil um país referência na produção de grãos. Isso equivale a dizer que a precariedade da alimentação nas escolas brasileiras deve-se à falta de gestão administrativa. Assim, é preciso que todos os atores sociais mobilizem-se em favor da merenda escolar de qualidade, uma vez que é condição para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual da criança.
Nesse sentido, pesquisas recentes realizadas pelo MEC revelam que, aproximadamente, 47 milhões de estudantes brasileiros, matriculados na Educação Básica, dependem da alimentação escolar. Outro dado importante, registrado pela pesquisadora Marina Saraiva, professora do Instituto de Endocrinologia e Metabologia, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de São Paulo (FCM-USP), confirma que 56% das crianças que entrevistou, na faixa etária de 7 a 12 anos, não são estimuladas a consumirem frutas e legumes - consomem carboidratos ou comida em conserva. Aqui a falta de gestão administrativa governamental se confirma.
Ademais, é preciso anotar que o armazenamento incorreto dos alimentos, quer seja por parte das escolas ou dos distribuidores, é fato a ser corrigido. Recentemente, o jornal O Globo, em operação na Universidade Federal de Viçosa, encontrou diversos pacotes de carnes que, mesmo estragadas, estavam sendo servidas aos universitários. Sob essa perspectiva, a alimentação escolar, que deveria fornecer energia para a formação do aluno, acaba cumprindo o papel inverso.
Fica claro, portanto, que, para a alimentação escolar chegar à mesa dos estudantes brasileiros, é preciso intervir. Cabe aos reitores, diretores e até distribuidores garantir a armazenagem correta dos alimentos a serem consumidos, o que já está previsto em lei. Além disso, a sociedade deve cobrar o cumprimento da legislação, exigindo que as escolas forneçam uma alimentação balanceada, para o que o armazenamento correto de produtos é essencial. As famílias, por sua vez, devem, em casa, incentivar e priorizar o consumo de frutas e legumes, a fim de que os alunos aprendam a apreciar os mesmos alimentos também na merenda escolar. Isso feito, o Brasil deixará de ser apenas referência na Agricultura, e passará a ser, também, referência na Educação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
145 Exibições
por Kayokrys
0 Respostas 
106 Exibições
por Larissat
0 Respostas 
215 Exibições
por ramonmadeiro
0 Respostas 
2111 Exibições
por grazi0202
0 Respostas 
263 Exibições
por MFranca
0 Respostas 
91 Exibições
por sergiopeda
1 Respostas 
414 Exibições
por Katsmoking
1 Respostas 
185 Exibições
por Rafamilgrau
2 Respostas 
120 Exibições
por larysnaro
2 Respostas 
220 Exibições
por bielwuliston

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM