Avatar do usuário
Por grazi0202
Quantidade de postagens
#117786
Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade atual é o oposto do que o autor prega, uma vez que os desafios enfrentados pelas instituições de ensino brasileiras para a inclusão de estudantes com dificuldades de aprendizagem apresenta barreiras, os quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da omissão estatal, quanto da intolerância por parte da sociedade do Brasil.
É relevante ressaltar que o artigo 5º da Constituição de 1988 afirma a igualdade de todos perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Entretanto, a realidade enfrentada pelos brasileiros é distante, por ser notável que há discriminação com alunos portadores de transtornos de aprendizagem por parte do corpo social. Nesse contexto, o sociólogo Gilberto Dimenstein, em sua obra "O Cidadão de Papel", afirma que, embora o país possua um sólido aparato legislativo, ele mantém-se restrito ao plano teórico. Dessa maneira, verifica-se a materialização do apontado por Dimenstein no fato de que os direitos previstos pela Constituição de 1988 não são garantidos a todos os brasileiros na prática, o que ocorre em grande parte devido à falha governamental, que dificulta a inclusão dessas pessoas.
Ademais, a intolerância também pode ser apontada como promotora do problema. Conforme o educador brasileiro Paulo Freire, "a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades". Nesse sentido, percebe-se que a realidade do Brasil se destoa da afirmação do educador, pois, na maioria, não se realiza a incorporação das diferenças na escolas, para serem ensinadas. Segundo o sociólogo Bauman, "não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas". Assim, medidas precisam ser tomadas para a possível resolução desse entrave.
Por fim, cabe ao poder público -Ministério Público- em parceria com ONGs incentivar a inclusão de alunos com transtornos de aprendizagem à todos e quaisquer instituições de ensino, por meio de palestras pelas escolas do país, a fim de mitigar o problema já discutido. Logo, a obra "Utopia" poderá então se tornar realidade no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
24 Exibições
por jvitoriiaa
0 Respostas 
17 Exibições
por Educelu17
0 Respostas 
633 Exibições
por lopesvit
1 Respostas 
414 Exibições
por Katsmoking
0 Respostas 
218 Exibições
por giiocas
0 Respostas 
213 Exibições
por giiocas
0 Respostas 
407 Exibições
por Suellem
0 Respostas 
109 Exibições
por Patricia1710
0 Respostas 
125 Exibições
por Leticiar
2 Respostas 
511 Exibições
por JChaves2021

O filósofo Thomas More, em sua obra &qu[…]

Historicamente, o mundo do trabalho foi dominado p[…]

desigualdade de gênero

Segundo a Constituição Federal, prom[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM