É relevante ressaltar que o artigo 5º da Constituição de 1988 afirma a igualdade de todos perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Entretanto, a realidade enfrentada pelos brasileiros é distante, por ser notável que há discriminação com alunos portadores de transtornos de aprendizagem por parte do corpo social. Nesse contexto, o sociólogo Gilberto Dimenstein, em sua obra "O Cidadão de Papel", afirma que, embora o país possua um sólido aparato legislativo, ele mantém-se restrito ao plano teórico. Dessa maneira, verifica-se a materialização do apontado por Dimenstein no fato de que os direitos previstos pela Constituição de 1988 não são garantidos a todos os brasileiros na prática, o que ocorre em grande parte devido à falha governamental, que dificulta a inclusão dessas pessoas.
Ademais, a intolerância também pode ser apontada como promotora do problema. Conforme o educador brasileiro Paulo Freire, "a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades". Nesse sentido, percebe-se que a realidade do Brasil se destoa da afirmação do educador, pois, na maioria, não se realiza a incorporação das diferenças na escolas, para serem ensinadas. Segundo o sociólogo Bauman, "não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas". Assim, medidas precisam ser tomadas para a possível resolução desse entrave.
Por fim, cabe ao poder público -Ministério Público- em parceria com ONGs incentivar a inclusão de alunos com transtornos de aprendizagem à todos e quaisquer instituições de ensino, por meio de palestras pelas escolas do país, a fim de mitigar o problema já discutido. Logo, a obra "Utopia" poderá então se tornar realidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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