Em primeiro lugar, vale destacar que muitos alunos relataram ter tido ainda mais dificuldades para aprender após o retorno às aulas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ayrton Senna, junto com a Secretaria do Estado de São Paulo, depois do reinício das aulas, revelou que 33% dos estudantes apresentaram dificuldade para compreender o que estava sendo passado em sala de aula, enquanto outros 13,6% disseram que a confiança que tinham em si mesmos não era mais a mesma de antes. Partindo desse ponto, é visível que a oclusão e o distanciamento da escola causaram impacto não apenas no desempenho escolar, mas também na saúde emocional dos jovens
Em segundo lugar, vale ressaltar que outro grande efeito causado pelo fechamento escolar foi o aumento considerável da evasão escolar. Segundo uma pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o ensino remoto adotado durante a pandemia foi um dos principais motivos para os alunos abandonarem os estudos, devido à falta de acesso à internet e à dificuldade para realizar as atividades. Com isso, é notório que o afastamento das escolas, juntamente com os obstáculos gerados pela pandemia, foi um dos principais responsáveis pelo aumento da evasão escolar no Brasil
Diante dos impactos causados pelo fechamento das escolas, é necessário adotar medidas para auxiliar os alunos com dificuldade na aprendizagem e incentivar a reintegração dos estudantes que abandonaram o ambiente escolar. Com isso, cabe ao Ministério da Educação (MEC) estabelecer parcerias com as escolas para contratar mais profissionais da educação, com o objetivo de oferecer um suporte aos estudantes. Além disso, a partir dos dados fornecidos pelas escolas, o MEC deverá enviar educadores profissionais para auxiliar e incentivar os jovens a retornarem ao âmbito escolar
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada