Precipuamente, é fulcral ressaltar que as consequências causadas por essas ações, derivam da baixa atuação dos setores governamentais. Nesse sentido, a falta de investimentos no setor ambiental e a falta de informação social consequentemente impulsionam esse cenário. Segundo o sociólogo, Zigmunt Bauman e a sua teoria sobre "instituições zumbis", o poder público, muitas vezes, existe, porém, não cumpre seu papel básico, perdendo sua função social na sociedade. Posto isso, conforme os dados da Instituição Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 90% dos municípios do país sofrem com problemas ambientais.
Ademais, é fundamental apontar a omissão midiática como impulsionador do silenciamento social. Segundo o sociólogo francês, Pierre Bourdieu, a sociedade incorporou pensamentos difundidos ao longo dos anos, agindo com naturalidade diante de cenário. Sob esse viés, isso pode ser verificado com a persistência dos impasses que a sociedade enfrenta na maioria dos municípios. Desse modo, não é justo que o Estado, enquanto promotor do bem-estar social, ignore a grave realidade do país.
Urge, portanto, que é mister a atenuação governamental nos empecilhos enfrentados pela população brasileira. Nesse sentido, cabe ao poder executivo, mais especificamente, ao Ministério do Meio Ambiente - órgão responsável pelo setor ambiental brasileiro -, garantir a população o conhecimento das consequências causadas pelas ações antrópicas, por meio de campanhas governamentais, a fim de, divulgar o assunto, sendo assim, a mídia é essencial para o desenvolvimento positivo dos impactos. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o direito garantido pela constituição federal, como uma realidade próxima.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.