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Por liviaavieira
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#123708
A constituição federal de 1988, documento jurídico de maior supremacia do país, prevê em seu artigo 225, um meio ambiente ecologicamente equilibrado como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal conjuntura não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa os impactos causados pelas ações antrópicas, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal, diante desse viés, faz-se imperiosa a análise dos fatores que contribuem para o agravamento do quadro.
Precipuamente, é fulcral ressaltar que as consequências causadas por essas ações, derivam da baixa atuação dos setores governamentais. Nesse sentido, a falta de investimentos no setor ambiental e a falta de informação social consequentemente impulsionam esse cenário. Segundo o sociólogo, Zigmunt Bauman e a sua teoria sobre "instituições zumbis", o poder público, muitas vezes, existe, porém, não cumpre seu papel básico, perdendo sua função social na sociedade. Posto isso, conforme os dados da Instituição Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 90% dos municípios do país sofrem com problemas ambientais.
Ademais, é fundamental apontar a omissão midiática como impulsionador do silenciamento social. Segundo o sociólogo francês, Pierre Bourdieu, a sociedade incorporou pensamentos difundidos ao longo dos anos, agindo com naturalidade diante de cenário. Sob esse viés, isso pode ser verificado com a persistência dos impasses que a sociedade enfrenta na maioria dos municípios. Desse modo, não é justo que o Estado, enquanto promotor do bem-estar social, ignore a grave realidade do país.
Urge, portanto, que é mister a atenuação governamental nos empecilhos enfrentados pela população brasileira. Nesse sentido, cabe ao poder executivo, mais especificamente, ao Ministério do Meio Ambiente - órgão responsável pelo setor ambiental brasileiro -, garantir a população o conhecimento das consequências causadas pelas ações antrópicas, por meio de campanhas governamentais, a fim de, divulgar o assunto, sendo assim, a mídia é essencial para o desenvolvimento positivo dos impactos. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o direito garantido pela constituição federal, como uma realidade próxima.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por JoaoPanaro
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#123717
A [0]constituição federal de 1988, documento jurídico de maior supremacia do país, prevê [1],em seu artigo 225, um meio ambiente ecologicamente equilibrado como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal conjuntura não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa os impactos causados pelas ações antrópicas, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal [2], diante desse viés, faz-se imperiosa a análise dos fatores que contribuem para o agravamento do quadro.
[0] -
[1] - acrescentar vírgula
[2] - antecipe o seu argumento do desenvolvimento 2 também.

Precipuamente, é fulcral ressaltar que as consequências causadas por essas ações[3], derivam da baixa atuação dos setores governamentais. Nesse sentido, a falta de investimentos no setor ambiental e a falta de informação social consequentemente impulsionam esse cenário. Segundo o sociólogo, Zigmunt Bauman e a sua teoria sobre "instituições zumbis", o poder público, muitas vezes, existe, porém, não cumpre seu papel básico, perdendo sua função social na sociedade. Posto isso, conforme os dados da Instituição Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 90% dos municípios do país sofrem com problemas ambientais.
[3] - remover vírgula

Comentário: Nesse parágrafo você cita que há falta de investimentos no setor ambiental e que há, também, falta de informatização da população. O problema aqui é que você não utiliza nenhum dos dois repertórios citados de forma produtiva, embasando assim esses pontos apontados por você. Tente fazer um ligamento entre o pensamento de Bauman sobre as instituições zumbis e a sua linha de raciocínio, talvez denunciando que o órgão público não promove investimentos nesse âmbito e ,principalmente, o MOTIVO pelo qual ele não faz isso. Você apenas cita que ele não investe, mas não indica o PORQUE isso acontece, apenas jogar seu repertório lá ainda não mostra a SUA OPINIÃO, crie a conexão para que isso ocorra. O mesmo ocorre com a informação social, em nenhum momento você explica o PORQUE ela existe e COMO ela afeta o meio ambiente. Perde ponto na C3 e C2 por conta disso.

Ademais, é fundamental apontar a omissão midiática como impulsionador do silenciamento social. Segundo o sociólogo francês, Pierre Bourdieu, a sociedade incorporou pensamentos difundidos ao longo dos anos, agindo com naturalidade diante de cenário. Sob esse viés, isso pode ser verificado com a persistência dos impasses que a sociedade enfrenta na maioria dos municípios. Desse modo, não é justo que o Estado, enquanto promotor do bem-estar social, ignore a grave realidade do país.

Comentário: Onde você cita "silenciamento social" na sua introdução? Este argumento não estava antecipado, perde ponto na C3 por erro de projeto de texto. Você cita que há a "persistência de impasses" nos municípios certo? Dê exemplos, que impasses seriam esses? De que forma esses impasses estão ligados ao seu repertório? Na última frase você cita o papel do Estado, mas em nenhum momento (neste parágrafo) aborda ele. Novamente perde ponto na C3 e C2.

Urge, portanto, que é mister a atenuação governamental nos empecilhos enfrentados pela população brasileira[4]. Nesse sentido, cabe ao poder executivo, mais especificamente, ao Ministério do Meio Ambiente - órgão responsável pelo setor ambiental brasileiro -, garantir a população o conhecimento das consequências causadas pelas ações antrópicas, por meio de campanhas governamentais, a fim de[5], divulgar o assunto, sendo assim, a mídia é essencial para o desenvolvimento positivo dos impactos. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o direito garantido pela constituição federal[6], como uma realidade próxima.
[4] - Com a nova banca, se faz necessário retomar aqui, nessa primeira frase, o seu Argumento 1 (omissão estatal, que já foi citada inclusive, parabéns) e o Argumento 2 (silenciamento social, não citado).
[5] - eliminar vírgula
[6] - eliminar vírgula

Comentário final: Sua redação tem poucos erros de gramática, recomendo que estude vírgulas e revise mais o texto para não deixar passar erros como o "constituição federal". Marquei (em amarelo) algumas repetições relativamente próximas da palavra governamental, note que são poucas (apenas 3), porém pela proximidade um corretor chato poderia te tirar 40 pontos na C4 (não farei isso, mas poderia). Você quase não argumenta, aprofunda extremamente pouco eles, tente utilizar linhas de raciocínio e lógica para DEFENDER seu ponto de vista, enriqueça sua argumentação com exemplos a todo momento, explicando como um fator "x" ocorre e como se conecta a sua tese, ok?

C1 - 160/pontos
C2 - 160/pontos: -40 pela falta de produtividade nos seus repertórios. (lembrando que com a mudança da banca corretora, agora é necessário que TODOS os repertórios apresentados sejam produtivos)
C3 - 120/pontos: argumentação fraca, com lacunas e pouco aprofundada + alguns erros no projeto de texto.
C4 - 200 pontos
C5 - 200 pontos (lembrando que pra nova banca talvez essa nota pudesse ser ligeiramente menor, porém não tenho acesso a informações 100% confiáveis sobre essa parte, realmente pra garantir esses 200 pontos é crucial retomar logo de cara seus dois argumentos.
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Por JoaoPanaro
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#123718
Opa, cometi um erro ali, no [0] é pra estar escrito isso: "o correto seria com letras maiúsculas: Constituição Federal"
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