Como base nesse cenário, é fundamental entender que o indivíduo tem desejo e impulso por realizar compras supérfluas ou desnecessárias. Isso acontecer porque, o consumo a sociedade leva como uma espécie de terapia, uma maneira de fugir da velhice e da rotina, essa teoria foi estudada pelo filósofo Gilles Lipovetsky, ele acredita que o consumo precisa ser repensado, transformado e não necessariamente demonizado. Dessa forma, nota-se uma omissão estrutural em relação a falta de equilíbrio na forma que a sociedade gasta.
Além disso, pontua-se que a recorrência do consumismo pode gerar individamento e o aparecimento de doenças como a ansiedade e depressão. Dessa forma Karl Max o filósofo cita "A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta do mundo das coisas" que quer dizer que a alienação consumista vem aumentando cada vez mais em muitos casos por questões apenas de status e aparência. O índice de consumismo no Brasil de acordo com o CNC é de 97,1 pontos, o maior desde março de 2020.
Portanto, nota-se que o consumismo é um problema e deve ser combatido. Para isso é fundamental que o Ministério Da Economia mobilize as secretarias estaduais e as municipais para criar uma ação conjunta em prol do País, pois a união entre as esferas de poder é fundamental para reestruturação econômica. Tal ação ocorrerá por meio de uma "Ação Nacional de Combate ao consumismo no Brasil" a fim de efetivar a melhora na economia nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.