De início, é notório destacar o alto preço do transporte público em relação ao salário-mínimo brasileiro, segundo a pesquisa feita pela empresa CupoNation, quem depende dos sistemas está gastando, em média, 214 reais mensalmente apenas para ir e vir. Para quem ganha um salário-mínimo, por exemplo, esse valor representa 20 por cento da renda. O preço deveria representa inovação ou conforto, mas pelo contrário os ônibus são precários e poucos para a quantidade de pessoas que necessitam do transporte.
Ademais, a falta de investimento em ciclovias, planejamento urbano, transporte público de qualidade e segurança para os pedestres, todos esses investimentos foram tratados como secundários no Brasil, isso recai sobre a falta de leis que tratam sobre a mobilidade urbana e o minúsculo orçamento da união para investimento em infraestrutura de 6 bilhões, o menor valor em investimento em 10 anos, uma vergonha para um país continental como o Brasil. Sendo assim, torna-se necessário reconhecer que essa situação resultou em um caótico espaço urbano no Brasil.
Com a finalidade de minimizar os desafios da mobilidade urbana no Brasil, cabe aos estados e municípios subsidiar o preço dos transportes públicos para que não pese no bolso das pessoas. Outrossim, cabe ao Ministério da Infraestrutura propor um orçamento público maior para investimentos em mobilidade urbana. Ademais, cabe às secretarias de infraestrutura planejar o ambiente urbano para o bem dos pedestres e motoristas. E por fim cabe à Agência Nacional de Transportes Terrestres fiscalizar os serviços irregulares de transporte de pessoas para diminuir os acidentes rodoviários. Somente assim esse cenário caótico se tornará passado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada