Inicialmente, é importante ressaltar que o espaço urbano configura, desde a Revolução Industrial, um local de intenso fluxo de pessoas e mercadorias. A falta de um planejamento nessa transição ocasionou diversos empecilhos na busca por um ambiente estável. Os problemas vão desde a falta de mobilidade nas cidades até a instabilidade no solo onde se localiza a periferia, motivo de mortes todos os anos, em especial nos períodos de chuva. O Índice de Gini, emitido pelo IBGE, mostra a grande desigualdade social instaurada no Brasil, algo evidenciado também pelos problemas estruturais nas cidades: os ambientes periféricos - ocupados pela parte mais pobre da população - são as regiões mais afetadas, enquanto os centros urbanos são dominados pelos indivíduos com maior poder aquisitivo.
Ainda assim, a situação está longe de ser resolvida. Há uma falta de iniciativa do Estado em promover políticas públicas que transformem o espaço urbano, de forma a instaurar uma sociedade mais igualitária, ambientalmente responsável e com uma população mais saudável. Estudos internacionais, em parceria com a USP, comprovam a necessidade de alterar o modelo atual das cidades para melhorar as condições de vida das pessoas.
Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Cabe ao Ministério das Cidades, em parceria com o Ministério da Saúde, promover políticas públicas que alterem a estrutura urbana por meio de reformas nas áreas periféricas, além da construção de áreas arborizadas e de academias ao ar livre - especialmente em cidades não planejadas. Dessa forma, espera-se reduzir os problemas urbanos nas grandes cidades brasileiras e melhorar a qualidade de vida da população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.