Em primeiro plano, é válido destacar que a displicência estatal colabora com esse cenário. O conceito filosófico de contrato social, popularizado na Europa do século XVIII, evidencia que é dever do Estado garantir direitos básicos aos indivíduos, como o bem-estar social. Todavia, vê-se a quebra desse contrato em relação à qualidade de vida nas pessoas nas cidades brasileiras, haja vista que o e Brasil não oferta uma sustentabilidade inclusiva e, consequentemente marginaliza uma parte da população. Diante dos fatos apresentados, é imprescindível uma ação do Estado para mudar essa realidade.
Ademais, é conveniente ressaltar que a insuficiente abordagem desse problemática contribui para a persistência do problema. O intitulado "Paradoxo da Moral", é um livro escrito pelo musicólogo Vladimir Jankélévitch para exemplificar a passividade das pessoas em frente aos impasses enfrentados pelo próximo. De maneira convexa, percebe-se que esse problema ocorre porque, infelizmente,a sociedade não se movimenta em prol da eliminação, pelo contrário, ela fica estagnada .
Portanto,é essencial que o Poder Executivo, na esfera Federal - pasta responsável por garantir direitos fundamentais aos cidadãos - amplie verba destinada a órgãos fiscalizadores que visem garantir o crescimento sustentável da sociedade brasileira. Tal ação deve ser efetivada pela implantação de um Projeto Nacional de Valorização do Meio Ambiente. Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar as autoridades públicas, de modo que o Brasil seja, de fato,uma nação livre, justa e solidária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.