Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que há uma exploração trabalhista na sociedade moderna, que geralmente impõem aos trabalhadores condições abusivas de trabalho impossibilitando a um emprego promissor. Nesse sentido, percebe-se um delicado cenário que tem como causas os interesses mercadológicos e a mentalidade social.
Dessa forma, em primeira análise, a priorização de interesses financeiros é um desafio presente nesse imbróglio. Nessa perspectiva, consoante o sociólogo Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Tal constatação é nítida na utilização exacerbada dos serviços laborativos, visto que as empresas - na maioria das vezes - priorizam somente viés lucrativo. Tal situação motiva a desvalorização das relações sociais, bem como o uso acentuado dos funcionários que em muitos casos adoecem dificultando a execução de sua função. Logo, urge colocar os valores humanos em primeiro lugar.
Em paralelo, ao intelecto populacional é um entrave no que tange a esse panorama. Nesse contexto, segundo o sociólogo Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, sucede um impasse sobre a utilidade intensificada dos empregados, já que os operários em inúmeras situações adquirem uma postura de alienação por parte do seu superior, de que é necessário serem submetidos a esse tipo de abuso de serviço para poder suprir suas necessidades. Tal fato suscita na mortificação do trabalho, como também na normalização da cultura explorativa. Assim, é urgente rever esse pensamento.
Portanto, é indispensável intervir sobre essa conjuntura. Para isso, o Poder Público deve investir em fiscalização sobre a exploração trabalhista, por meio da destinação de verba aos órgãos fiscalizadores, a fim de reverter a supremacia de interesses mercadológicos e garantir o direito básico a um emprego de qualidade. Tal ação pode, ainda, contar com a divulgação ampliada de informações sobre a serventia excessiva dos servidores. Paralelamente é preciso intervir sobre a sagacidade social presente na problemática. Desse modo, espera-se alcançar os preceitos da Declaração dos Direitos Humanos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.