Convém ressaltar, a princípio, a inércia estatal como um impulsionador desse impasse. Nesse sentido, segundo o pensador Thomas Hobbes, filósofo do período absolutista, é de responsabilidade do governo garantir o pleno bem-estar da coletividade. No entanto, a teoria apresentada não é aplicada na prática, visto que, embora exista o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, criado em 2019, cuja finalidade é servir como apoio na resolução dos paradeiros, é perceptível o crescimento do número de desaparecidos, o que evidencia a inoperância desse sistema. Consequentemente, a conclusão desse problema se torna difícil, uma vez que a estratégia desenvolvida pelo Estado não realiza com eficácia o seu papel. Dessa forma, é fundamental o aprimoramento das políticas públicas para mitigar esse entrave.
Ademais, é importante analisar a ausência de debate sobre essa questão como perpetuador desse obstáculo. Nessa perspectiva, é viável citar o filósofo grego Platão, o qual apresenta em sua teoria “Alegoria da Caverna”, homens acorrentados em uma caverna, que visualizavam somente sombras na parede, acreditando que aquilo era a única realidade. Desse modo, entende-se que, assim como à teoria, sem o acesso às informações sobre essa temática, surge uma massa social desinformada, o que corrobora a permanência dessa problemática. Dessa maneira, a propagação de informações torna-se uma ferramenta essencial para atenuar essa adversidade.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de intervenções de modo a sanar a falta de políticas públicas no que tange ao desaparecimento de pessoas no país. Logo, cabe ao Governo Federal - figura responsável pela administração pública -, desenvolver o aprimoramento do Cadastro Nacional de pessoas desaparecidas, por meio de verbas governamentais. Essa ação tem como finalidade potencializar a conclusão de casos de desaparecimento. Além disso, as grandes redes midiáticas devem divulgar informações sobre essa questão em horário nobre, a fim de tornar esse tema conhecido na sociedade. Assim, situações como a do personagem Will não serão realidades no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.