De acordo com o Ministério da Cidadania, 39,9 milhões de pessoas vivem de extrema pobreza no Brasil. É indubitável que, a desigualdade social afeta principalmente aqueles que não possuem condição para tal lazer. Essa visão condiz com o pensamento de Karl Marx, uma vez que, para o sociólogo, a história de todas as sociedades até hoje existentes é a história da luta das classes, o que muitas das vezes, está relacionado ao preço do bilhete do cinema, no qual, não está acessível para o individuo de baixa renda.
Outrossim, é notório que a garantia da Constituição Federal não é primordial, outra vez que, municípios que tem baixo índice de habitantes, dificilmente possuem locais para expor as obras cinematográficas. Sob essa consequência, leva a semelhança citação do filósofo Aristóteles, onde diz que todos os homens, têm por natureza, desejo de conhecer. Somado a isso com a atualidade, muitos se tem o anseio de assistirem filmes com alta tecnológica e criatividade. Entretanto, o cinema não é apenas uma área de diversão, mas também é uma forma em que as pessoas conseguem obter conhecimentos e expor suas opiniões críticas.
Em vista dos fatos supracitados, faz-se necessário a adoção de medidas que venham ampliar o acesso cinematográfico. Por conseguinte, cabe às prefeituras disponibilizar a afluência de salas em locais acessíveis. Ademais, também cabe o Ministério da Cultura fazer uma atenuação para as famílias que possuem salário mínimo, por meio de cadastro familiar, a fim de que o cinema deva ter um site ou aplicativo com todas as informações pessoais. Somente assim, a garantia dos direitos culturais será para todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.