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#38946
Durante o início do século XX, a prática do tabagismo era considerada uma tendência, sinal de luxo e riqueza, sendo muito divulgada pelas produções cinematográficas de Hollywood. Hodiernamente, o ato de fumar persiste e acarreta sérias consequências, tais como o alto custo ao sistema público de saúde, além de afetar a vida de outros indivíduos, mesmo que indiretamente.
Em primeiro plano, cabe ressaltar que a atividade exacerbada do fumo provoca problemas significativos no setor de saúde brasileira, posto que, essa ação contínua resulta em patologias, como o câncer no pulmão, diabete e infarto, fazendo com que milhões sejam gastos com os tratamentos dessas doenças. Isso corrobora com a crise na esfera de cuidados com o bem-estar dos cidadãos, pois, retira as verbas destinadas a outras áreas, sobrecarregando este âmbito. Tal fato, evidencia-se na pesquisa efetuada pelo Instituto Nacional do Câncer, na qual afirmou que em 2017, o território arcou uma despesa médica de 39,4 bilhões de reais. Nesse sentido, faz-se necessário orientar a população sobre as adversidades originadas do hábito de tabaquear, por meio de palestras com especialistas.
Outrossim, é notório que o exercício de consumir tabaco, prejudica não só o individual, mas também o coletivo, uma vez que as toxinas liberadas na fumaça que se dissipa pelo ar, são absorvidas por outras pessoas, colaborando com o aumento de doenças respiratórias. Dessa forma, a utilização de cigarros atrapalha o pleno desenvolvimento da sociedade como um todo, visto que, atitudes isoladas, afetam os demais, o que se salienta no pensamento do sociólogo Émile Durkheim, em que diz que a nação é como um organismo vivo, ou seja, para que ocorra um bom funcionamento, precisa-se de harmonia e integração entre todas as partes, para que o tecido social não seja comprometido. Nesse viés, mostra-se essencial transformar a situação, com campanhas que alertem sobre os malefícios do fumo.
Infere-se, portanto, que a ação indiscriminada do tabagismo, é um grave impasse, por isso deve ser combatido. Logo, compete ao Ministério da Saúde, implementar projetos que visem conscientizar o povo brasileiro acerca dos perigos gerados pelo uso destes produtos, por intermédio de conferências com profissionais das áreas da medicina que expliquem as consequências deste costume, maiores investimentos nos hospitais públicos, além de cartilhas educativas, com o fito de atenuar o consumo de tais artifícios. Dessa maneira, a federação brasilense poderá ser mais saudável, e enfim livrar-se desta problemática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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