Em primeiro lugar, "Nas favelas, no Senado/ sujeira pra todo o lado/ ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação." De maneira análoga ao denunciado na canção da banda Legião Urbana, o descaso Estatal impede a resolução do consumo de tabaco no Brasil. Essa situação ocorre de tal forma que muitos possuem suas vidas culminadas ao infortúnio vicio a esta droga. Desse modo, os cidadãos atormentados pelo imprudente uso omitido pelas mãos do governo, sofrem desvios clínicos severos, laços familiares distorcidos, um futuro promissor inexistente e têm, por consequência, seus direitos a uma boa vida negligenciados, já que não há um respeito aos deveres constituintes pelo Estado.
Ademais, conforme descrito pela jornalista Eliane Brum no texto "Exaustos, correndo e dopados", a sociedade encontra-se em um contexto no qual necessita produzir a todo momento:"24 horas por dia; 7 dias por semana." Dessa maneira, verifica-se que a população por estar neste ritmo, não exerce a devida importância a a prática do infeliz tabagismo no meio social, um fator que exclui a possibilidade de uma vida plena para estas vítimas usuárias da erva não medicinal. Esse problema faz com que a promissão de um estado clínico formidável, laços familiares duradouros, formação estudantil essencial e um futuro pleno sejam eliminados por tal insolência.
Portanto, o governo justaposto às mídias, devem criar campanhas educativas que visem retificar o tabagismo no Brasil. Estas devem ocorrer por meio de uma parceria público-privada com empresas de cunho assistencial de saúde e educacionais, através de palestras e documentários com a presença de profissionais da área de saúde. Tal medida tem o propósito de remediar a omissão governamental e abolir o consumo de tabaco e suas consequências na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada