É indubitável que o aumento de animais, mais abrangente os cães, pelas ruas, vem sendo um motivo de preocupação. Essa situação de declinio, salienta os maus-tratos sofridos por animais que vivem nas ruas; segundo o site da rede Globo de televisão, G1, o número de maus-tratos a animais em situação de rua, aumentou 40%, durante à pandemia. Diante desse dado, considerado alarmante, pode-se observar que animais que vivem nas ruas sofrem constantemente com a falta de amor do ser humano, que ao invés de acolher, os maltratam.
Entretanto, é percetível à analise de que, esses repentinos maus-tratos podem ocorrer no ato cruel de mante-los em lugares que não possui uma higiene adequada, impedindo à circulação dos mesmos. A Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, dispõe de sanções penais e administrativas os casos de maus-tratos a animais, todavia, como pautado acima, pode-se observar que essas praticas ainda são exercidas. Segundo a revista folha de São Paulo, são recebidas mais de 1800 denúncias diárias, de animais vivendo em lugares insalubres e inadequados para sua sobrevivência. Cabe observar que essas repentinas denúncias foram feitas logo após o sancionamento da Lei.
Por fim, ONGs que defendem os direitos dos animais também podem participar com campanhas e assistência, procurando e oferecendo novos lares aos encontrados em más condições. Só assim, vigiando e punindo, o último artigo da Declaração, que fala de observar, respeitar e compreender os animais, será respeitado e praticado no nosso meio.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada