Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o comércio ilegal e aos maus-tratos de animais no Brasil. Nesse sentido, a Lei de Proteção à Fauna n° 5.197 de 1967 proíbe e considera como ilícita a caça e o mercado clandestino de espécies silvestres.
Ademais, é fundamental apontar o alcance de contrabandos serem facilmente acessíveis em áreas sem vigilâncias ambientais como impulsionador do tráfico no Brasil. De acordo com o filme Rio (2011), por exemplo, vê-se que a extinção de espécies como a da arara-azul é tratada com ignorância perante os contrabandistas, além de, outras aves encontrarem-se em risco. Diante de tal exposto, a mudança psicológica seria adequada enquanto a superioridade humana não obtém sua limitação em relação aos outros animais. Logo, é inadmissível que essa circunstância continue a perdurar.
Portanto, é 'mister' que o Ministério do Meio Ambiente crie um programa de fiscalização local em cada região florestal no Brasil, por intermédio de câmeras e rastreamentos tecnológicos avançados. É necessário, não apenas ampliar os valores de multas mas também, colocar em prática o aumento rígido do prazo penal estimulando alterar esse cenário onde o tráfico e os maus-tratos de animais deixem de ser mais um problema no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.