Na série televisiva, "Grey's Anatomy", a personagem Miranda Bailey tem um papel preponderante para a trama médica, tendo um enfoque não só em sua raça e gênero, mas sim na competência profissional apresentada por ela. Em contrapartida, no Brasil hodierno, percebe-se a escassez do destaque preto nas telas, revés fomentado pela má representação negra em conjunto à baixa oferta de trabalhos artísticos destinados a afro-brasileiros.
Sob essa óptica, o período escravocrata brasileiro deixou diversos vestígios na sociedade atual, o racismo é um deles, sendo perceptível na má representação negra na mídia geral. Segundo o pensador e filósofo Confúcio, "se queres prever o futuro, estuda o passado", ao analisar esse pensamento podemos observar que a população brasileira, moldada em um passado cheio de marcas raciais, se tornou amplamente segregada, racista e sexista. Tais pontos podem ser observados em novelas e filmes nacionais, onde personagens pretos são retratados, em sua maioria, de forma estereotipada, ocupando cargos de pouca relevância e inferiores aos demais papéis, ocupados, sobretudo, por pessoas brancas. Por consequência, faz-se essencial a dissolução dessa conjuntura.
Em segunda análise, torna-se perceptível a baixa oferta de oportunidades para atores e atrizes afro-brasileiros. Tal fato comprova-se no caso das ex-participantes do programa "Big Brother Brasil", Grazi Massafera e Juliana Alves, que ao saírem do "reality show" se depararam com oportunidades discrepantes entre si, sendo a única diferença visível entre elas a cor de sua pele. Enquanto a modelo e atriz, Grazi, recebia diversos papéis de destaque em novelas, mesmo não tendo um desenvolvimento tão bom quanto o esperado, a atriz Juliana Alves era cotada para personagens menos relevantes e com características estereotipadas. Dessa forma, graças a escassa contratação de pessoas negras e a admissão de afro-descendentes com traços ditos como finos ─ com aspectos que remetem a pessoas brancas ─, a problemática em questão é agravada.
Dado o exposto, faz-se imprescindível ações para aumentar a visibilidade de afro-brasileiros na mídia do país. Para isso, cabe ao Ministério da Educação, criar a "Semana da Visibilidade Negra", onde diversos palestrantes fariam debates com estudantes de escolas públicas e privadas, discutindo sobre a importância da cultura negra para a formação do Brasil, fomentando discussões sobre as raízes africanas encontradas no território brasileiro e explorando o motivo de sua importância atualmente. Tal ação, teria a finalidade de atenuar a intolerância presente no corpo social brasileiro, tornando seus indivíduos mais receptíveis às produções de afro-descendentes. Outrossim, seria que os meios de comunicação investissem nas produções de pessoas pretas, divulgando tais trabalhos por intermédio de propagandas televisivas e postagens em redes sociais, de modo a difundir seus projetos, ampliando sua visibilidade. Feito isso, personagens como Miranda Bailey estarão no cotidiano televisivo brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.