Em primeiro plano, é imprescindível notar a manipulação do poder na internet como estimulador da cultura do cancelamento. Esse quadro de agir impulsivamente sem considerar os valores éticos e morais é demonstrado pelo poeta romano Ovídio, na sua obra "Heróides", ao dizer que os fins justificam os meios. Porém, de acordo com o sociólogo Manuel Castells: "não basta apenas criticar na internet, é preciso que o movimento seja visível". Portanto, faz-se necessário buscar caminhos para mudar essa realidade.
Outrossim, é importante observar a ineficácia da legislação como outro fator que potencializa a ineficiência da cultura do cancelamento. Posto isso, de acordo com um dos princípios do Marco Civil da Internet, a liberdade de expressão, é garantido o direito a todos os usuários de difundir as suas opiniões na internet. Contudo, devido à ausência de instituições reguladoras, os internautas se sentem intimidados em expor seus pontos de vista por causa da cultura do cancelamento que, consequentemente, se transforma em cyberbullying. Diante disso, torna-se inadmissível uma intervenção estatal.
À vista dos fatos supracitados, são fundamentais medidas capazes de mitigar a contradição da cultura do cancelamento como justiça social. Dessarte, a fim de garantir o bem-estar a todos e a livre expressão de ideias, cabe ao Congresso Nacional, em colaboração com os poderes executivos e legislativos dos estados, elaborar uma legislação de modo que combata a cultura do cancelamento, reforçando os direitos e deveres dos usuários no ambiente virtual. Dessa forma, casos mencionados anteriormente não continuarão a perdurar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.