Em suma, a cultura do cancelamento camufla as diversas formas de violência verbal e psicológica entre indivíduos de uma rede social com a falsa ideologia de estar cumprindo com os deveres éticos e morais. Diante disso, vem sendo difundido entre os usuários que as violências expressas por outrem, devem ser combatidas com a mesma “moeda”, trazendo à tona a lei de talião como conduta de justiça social. Entretanto, assim como já dito uma vez por Paul-Sartre: “a violência, seja qual forma que ela for manifestada, é sempre uma derrota”.
Por conseguinte, fica evidente que os linchamentos digitais demonstram um cenário em que a intolerância se faz presente em ambos lados. Um verdadeiro ultraje para os direitos humano e um antônimo para o significado de justiça. Em síntese, a problemática da cultura do cancelamento é o grave desacato aos direitos assegurados pela constituição de 88 de um cidadão. Contudo, os efeitos do mesmo são ainda mais preocupantes, como é o caso do aumento dos suicídios ocasionados por discursos de ódio e cancelamento social.
Por fim, cabe aos indivíduos ofendidos publicamente que procurem por órgãos responsáveis, como a delegacia de polícia, para fazer um boletim de ocorrência contra violência verbal e psicológica, contribuindo assim com a real justiça social e não apenas com vingança pessoal. Ademais, é essencial que os cidadãos, por si só, combatam a intolerância com uma demonstração de empatia, já que tolerância e respeito caminham juntos com educação e afetividade. Conforme Epicteto: “só a educação liberta”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.