Em primeira análise, é notório que a crise hídrica é consequência das ações humanas no meio ambiente, uma vez que o desmatamento de florestas e a queima de combustíveis fósseis contribuem para a escassez de chuvas e a redução da umidade do ar. Torna-se evidente, portanto, que o agir do ser humano sobre a natureza interfere no modo como ela se apresenta. De maneira análoga a isso, a terceira lei de Newton alega que toda ação gera uma reação. Nesse sentido, fica explícito a necessidade de mudanças na relação da sociedade com o meio ambiente para que haja um equilíbrio entre eles, de modo que nenhuma das partes saia prejudicada.
Ademais, é fundamental apontar o uso inadequado da água como impulsionador da falta desse bem insubstituível, visto que a população brasileira desperdiça quantidade abundante de água potável. Diante disso, percebe-se que a sociedade não está ciente dos problemas futuros que essas atitudes poderão acarretar. Segundo Mahatma Gandhi, notável ativista indiano, "temos que nos tornar a mudança que queremos ver". Sendo assim, é possível concluir que a sociedade deverá tomar uma posição em relação a essa situação e agir de maneira a colaborar com a preservação da água, fazendo com que o futuro do país tome um rumo diferente, havendo disponibilidade de água.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para diminuir os impactos da crise hídrica no Brasil. O Ministério do Meio Ambiente - ministério do governo federal, que visa proporcionar a adoção de princípios e estratégias para preservar e recuperar o meio ambiente - deverá promover, através de palestras públicas, a compreensão da população acerca da gravidade do assunto, informando sobre a relação das ações do homem com a crise da água e, também, discutir a respeito dos caminhos que poderão ser tomados para amenizar essa situação, a fim de educar os cidadãos no quesito da preservação e importância da água, tornando o futuro cada vez mais distante da visão apresentada em Mad Max.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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