Primeiramente, os portadores de deficiência são considerados por muitos como incapazes. Nessa perspectiva, o filósofo alemão Karl Marx constata que o valor do indivíduo em sociedade é referente a sua força de trabalho e ao que pode ou não adquirir. Essa premissa, é percebida pelo corpo societário brasileiro, sobretudo no esporte, no qual parte da comunidade com necessidades especiais é excluída, pois, suas diferenças anatômicas e psíquicas são vistas como desvantagem. Dessa forma, há uma perpetuação do preconceito e das desigualdades.
Outrossim, há uma escassa verba destinada aos esportes paraolímpicos, ainda que a Carta Magna de 1988, determine em seu artigo 217, o fomento por parte do Estado às práticas desportivas formais e informais. Essa situação, é notada pela condição precária dos centros de treinamento e pelos poucos recursos destinados aos jogadores para participar de campeonatos. Sendo assim, há uma manutenção dos empecilhos existentes na trajetória dos atletas nacionais e, ainda, impede a desconstrução de esteriótipos ligados às deficiências.
Infere-se, portanto, que a mídia atue na difusão de mensagens referentes aos vínculos sociais, através de peças publicitárias, as quais mostrem a importância do esporte para os PCD's e do caráter coletivo da sociedade, com fito de que os seres sejam mais empáticos com os outros. Ademais, é vital a ação do Ministério da Cidadania em união com o Comitê Paralímpico Brasileiro na criação de fundos orçamentários de esportes, mediante auxílios mensais aos jogadores, para que eles tenham condições de participar dos jogos e campeonatos paralímpicos.
@karenny
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada