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Por anajulia2908
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A Constituição Federal Brasileira, promulgada em 1988, garante, em suas disposições, uma série de direitos sociais.No entanto, apesar de tal garantia, o que se percebe, na sociedade brasileira atual, é a não plenitude dessa garantia na prática, visto que a garantia dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil tem sido desrespeitado em virtude do Estado negligente e da sociedade inconsciente.Sob tal ótica, é imprescindível o debate e a resolução dos impasses.

Em primeiro plano, é importante pontuar que o cantor Cazuza trouxe uma enorme contribuição social quando afirmou, na sua canção ´´O tempo não para´´, que constantemente o futuro repete o passado. Assim, percebe-se que a obra do cantor tem estreita relação com a temática, uma vez que os órgãos governamentais não colocam em prática a punição das leis a favor dessa problemática. Com efeito, mesmo sabendo da herança histórica desse problema, o estado é negligente não aprendendo com erros passados e permitindo que a população padeça com os corolários dessa lacuna, como cita cazuza. Desse modo, é inegável que esse fato é uma das causas do revés.

Em segundo plano, é fulcral salientar que a filósofa Hanna Arendt, em seu livro´´Banalidade do mal´´ refletiu sobre o processo de massificação social, onde todos os indivíduos possuem o mesmo padrão de gostos e comportamentos. Com efeito, quando se fala sobre o direito das crianças e dos adolescentes, é fácil perceber que a ideia defendida por Hanna tem total relação com a temática, já que vivemos em uma sociedade em que não possui embasamento para falar sobre tal tema. Logo, nota-se que o Estado, como detentor do dever de conscientizar sua população sobre os direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, mostra-se indiferente em relação ao problema, tornando essa uma das causas mais nocivas da questão.

Portanto, fica evidente a necessidade da intervenção na garantia nos direitos das crianças e dos adolescentes. Para tanto, os órgãos públicos como o governo, devem criar palestras conscientizadoras, e até mesmo panfletos interativos, por meio de palestrantes que se disponibilizam a ir em escolas. Tal ação deve garantir que todos vivam em harmonia, de acordo com a Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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