Avatar do usuário
Por Amand09
Quantidade de postagens
#117031
Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade hodiernamente é o oposto do que o autor prega, uma vez que os desafios para a participação ativa dos pais na formação socioeducacional dos filhos, apresenta óbices, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto da formação familiar e a base educacional lacunar.
Em uma primeira análise, é de suma importância citar a formação familiar como um empecilho na erradicação do assunto supracitado. Como afirmou o filósofo grego Heráclito, " nada é permanente exceto a mudança". Essa citação pode ser aplicada ao conceito de família, que tem passado por grandes mudanças ao longo dos anos com novas formas de se constituir dentro da atualidade. A sociedade moderna tem experimentado uma diversidade de composições familiares, como famílias monoparentais, homoafetivas e reconstituídas. Essas novas dinâmicas geram conflitos e dificuldades na coesão parental, que atinge a participação dos pais na formação socioeducacional dos filhos.
Segundo dados da Pesquisa Atitudes pela Educação realizada em 2022, 19% dos pais de estudantes são considerados distantes do ambiente de ensino. Diante de tal exposto,  se evidência que a falta de presença familiar no âmbito escolar, se caracteriza por algumas famílias enfrentar desafios socioeconômicos, como longa jornadas de trabalho,  falta de recursos ou até mesmo experiências negativas na própria educação, o que afeta sua motivação para se envolver nas atividades escolares.
Logo, cabe ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com as  escolas públicas e privadas,  investir em propagandas que estimulem os pais e responsáveis dos estudantes, para a  contribuição de todos no ambiente escolar. Além disso,é importante que o MEC promova palestras com psicólogos e especialistas no assunto, a no formato webconferência em suas redes sociais com o intuito de ampliar o conhecimento e a conscientização dos adultos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
100 Exibições
por Felpz
A participação dos jovens no conselho escolar
por Mill3na    - In: Outros temas
0 Respostas 
425 Exibições
por Mill3na
2 Respostas 
3728 Exibições
por patrickVIAN
2 Respostas 
789 Exibições
por iasz
3 Respostas 
600 Exibições
por Dayvini
0 Respostas 
483 Exibições
por 9mariaalice
4 Respostas 
527 Exibições
por viviyas
0 Respostas 
66 Exibições
por Kristyamoedo
0 Respostas 
1474 Exibições
por Gleyson1238
0 Respostas 
139 Exibições
por ericabarbosa
Os Bancos na Era Digital

Abordando o tema Os bancos na Era Digital, vimos q[…]

JoaoPedro72 EmillyySilva Felipe082 Higorvaz[…]

Segundo o pensador Paulo freire "se a edu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM