A ocorrência de discriminação por parte de familiares ou desconhecidos afeta a saúde mental das pessoas mais velhas, visto que o processo de letramento digital em idade avançada pode ser exaustivo. E nesse viés, devem ser levados em conta também os perigos que a internet apresenta, afinal é incidente que anciões caiam nessa rede de armadilhas que inclui golpes financeiros.
Entretanto, existe um longo caminho de combate ao ageísmo e à negligência para ser percorrido, amparado pelo Estatuto do Idoso, que afirma os direitos desses cidadãos. Por isso, essa problemática necessita de ações de todo o corpo social para ser resolvida, começando pela conscientização da nação verde-amarela a respeito do problema em questão.
Portanto, medidas devem ser tomadas em prol dessa causa, a fim de que os idosos sejam protegidos na Web e que o processo de letramento digital dos mesmos se dê de forma inclusiva e respeitosa, o que poderá ser feito pelas prefeituras de todo o país, designando jovens voluntários para trabalharem com grupos de idosos, os orientando sobre a internet e promovendo capacitação digital. Dessa forma, os cidadãos mais velhos poderão aproveitar da tecnologia, se adaptando à mais uma das mudanças do mundo contemporâneo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.