Avatar do usuário
Por eliabejonata
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115151
A Constituição Federal de 1988, como lei suprema do país, garante a todos os cidadãos uma vida digna, independente da idade. No entanto, ainda se percebe a persistência de desafios para a valorização da pessoa idosa no Brasil, uma vez que o direito à dignidade é frequentemente negado a alguns indivíduos da terceira idade. Nesse sentido, é fundamental que sejam discutidas as causas e as consequências dessa questão.

Primeiramente, nota-se que a apatia social é um dentre os causadores da falta de reconhecimento dos idosos. De acordo com a Bíblia, devemos honrar os anciãos, princípio esse que não é integralmente seguido pela manta social, uma vez que a pessoa de idade avançada, hoje, é tida como escória, e sofre violência física e psicológica. Nesse sentido, cabe aos órgãos públicos tratar dessa temática perante toda a população.

Além disso, a questão tem como consequência a discriminação do referido grupo social. Segundo o IBGE, a população de terceira idade cresce a cada ano no Brasil, e muitos acabam enfrentando situações de vulnerabilidade e o não acesso a garantias essenciais, como saúde, apoio socioassistencial e moradia. Dessa forma, é vital que os municípios criem medidas de apoio, visando a garantia do direito à dignidade dos anciãos.

Portanto, é imprescindível que o Governo Federal, especialmente o Ministério da Cidadania, desenvolva programas sociais que promovam a valorização da pessoa idosa. Tal ação deve ocorrer por meio da capacitação de profissionais de assistência social, além da ampliação de serviços públicos que atendam aos idosos, a fim de reduzir as dificuldades relacionadas à questão. Somente assim, será possível garantir o direito constitucional de todos os cidadãos, independentemente da idade.

@Rayelli
@Joseany
@Lourencogom
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Rayelli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115180
@eliabejonata Oii,não sou corretora ,mas vou corrigir com o que estou aprendendo kk!

Sua redação está muito bem articulada!

A sua introdução está boa !
No D1 acho q vc poderia ter argumentado um pouco mais !
No D2 e a conclusão estão bons ao meu ver !

Dica: Nas próximas redações q vc for fazer tenta usar filósofos e citações .

Lembrando q não sou corretora ,vc pode considerar o q eu falei ou não !
1
Avatar do usuário
Por eliabejonata
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115195
Rayelli escreveu:@eliabejonata Oii,não sou corretora ,mas vou corrigir com o que estou aprendendo kk!

Sua redação está muito bem articulada!

A sua introdução está boa !
No D1 acho q vc poderia ter argumentado um pouco mais !
No D2 e a conclusão estão bons ao meu ver !

Dica: Nas próximas redações q vc for fazer tenta usar filósofos e citações .

Lembrando q não sou corretora ,vc pode considerar o q eu falei ou não !
Agradeço! ótima observação sobre a falar de detalhamento! 🙂👍
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
5 Respostas 
1709 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
74 Exibições
por ElaineSilv
0 Respostas 
126 Exibições
por Euiza15
3 Respostas 
160 Exibições
por leonard12
1 Respostas 
267 Exibições
por Markk
2 Respostas 
224 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
82 Exibições
por Sali
0 Respostas 
199 Exibições
por raquel236329
0 Respostas 
93 Exibições
por Christyellen
0 Respostas 
84 Exibições
por samuelbarros

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM