Primeiramente, nota-se que a apatia social é um dentre os causadores da falta de reconhecimento dos idosos. De acordo com a Bíblia, devemos honrar os anciãos, princípio esse que não é integralmente seguido pela manta social, uma vez que a pessoa de idade avançada, hoje, é tida como escória, e sofre violência física e psicológica. Nesse sentido, cabe aos órgãos públicos tratar dessa temática perante toda a população.
Além disso, a questão tem como consequência a discriminação do referido grupo social. Segundo o IBGE, a população de terceira idade cresce a cada ano no Brasil, e muitos acabam enfrentando situações de vulnerabilidade e o não acesso a garantias essenciais, como saúde, apoio socioassistencial e moradia. Dessa forma, é vital que os municípios criem medidas de apoio, visando a garantia do direito à dignidade dos anciãos.
Portanto, é imprescindível que o Governo Federal, especialmente o Ministério da Cidadania, desenvolva programas sociais que promovam a valorização da pessoa idosa. Tal ação deve ocorrer por meio da capacitação de profissionais de assistência social, além da ampliação de serviços públicos que atendam aos idosos, a fim de reduzir as dificuldades relacionadas à questão. Somente assim, será possível garantir o direito constitucional de todos os cidadãos, independentemente da idade.
@Rayelli
@Joseany
@Lourencogom
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.