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Por walcr
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A Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. Contudo, tal documento não foi o bastante para exterminar problemas como o do etarismo, visto que a descriminação - em especial aos idosos - ainda é uma realidade no país, o que gera consequências como a invisibilidade social e uma baixa expectativa de vida.

Em primeira análise, é fundamental questionar a invisibilidade social como consequência do etarismo. Segundo a filósofa Simone Beauvoir, em seu conceito de cerração social, há determinados grupos minoritários que vivenciam a exclusão em sua pele, devido à falta de ações destinada a esse público. Nesse sentido, o desrespeito contra os idosos no país, contribui na ausência de interação comum, o que configura um problema de cunho popular, por impedir o exercício pleno de medidas integrativas a esses grupos cidadãos, o que resulta no aumento da rejeição sobre essas pessoas.

Ademais, um relatório da ONU explica que a principal consequência do preconceito é o resultado de uma vida não saudável e um envelhecimento precário, o que é ocasionado pelo grande desgaste físico e mental desses idosos, reduzindo significadamente sua expectativa de vida. Dessa maneira, pode-se analisar não somente a sociedade civil, mas, a própria família como coadjuvante do problema, a medida em que muitas, não tem a devida preocupação com seus parentes, os deixando isolados do mundo externo ou recorrendo à asilos, para não se sobrecarregar. Por consequência, surge um aumento nos casos de idadismo no país, em virtude de um alheamento familiar.

Desse modo, a fim de solucionar esse impasse, é necessária a mobilização de certos agentes empenhados em combater o idadismo. Cabe ao Governo Federal, portanto, investir em políticas públicas e intervenções educacionais destinada a sociedade, por intermédio das escolas e o auxílio das mídias sociais para uma maior propagação e conhecimento do assunto. Espera-se assim, o aumento da empatia e a redução de estereótipos contra idosos no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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