Em primeira análise, é fundamental questionar a invisibilidade social como consequência do etarismo. Segundo a filósofa Simone Beauvoir, em seu conceito de cerração social, há determinados grupos minoritários que vivenciam a exclusão em sua pele, devido à falta de ações destinada a esse público. Nesse sentido, o desrespeito contra os idosos no país, contribui na ausência de interação comum, o que configura um problema de cunho popular, por impedir o exercício pleno de medidas integrativas a esses grupos cidadãos, o que resulta no aumento da rejeição sobre essas pessoas.
Ademais, um relatório da ONU explica que a principal consequência do preconceito é o resultado de uma vida não saudável e um envelhecimento precário, o que é ocasionado pelo grande desgaste físico e mental desses idosos, reduzindo significadamente sua expectativa de vida. Dessa maneira, pode-se analisar não somente a sociedade civil, mas, a própria família como coadjuvante do problema, a medida em que muitas, não tem a devida preocupação com seus parentes, os deixando isolados do mundo externo ou recorrendo à asilos, para não se sobrecarregar. Por consequência, surge um aumento nos casos de idadismo no país, em virtude de um alheamento familiar.
Desse modo, a fim de solucionar esse impasse, é necessária a mobilização de certos agentes empenhados em combater o idadismo. Cabe ao Governo Federal, portanto, investir em políticas públicas e intervenções educacionais destinada a sociedade, por intermédio das escolas e o auxílio das mídias sociais para uma maior propagação e conhecimento do assunto. Espera-se assim, o aumento da empatia e a redução de estereótipos contra idosos no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada