Primeiramente, vale ressaltar que o ‘’ ciberativismo’’ é uma importante ferramenta democrática, no entanto, é impactada diretamente com o advento das fake news.
Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias, Sísifo atingia o topo do rochedo, contudo era vencido pela exaustão, assim a pedra retornava à base. Hodiernamente, esse mito assemelha-se ao ativismo nas redes sociais, o qual busca ultrapassar barreiras como as fake news que fazem seus movimentos perderem credibilidade. Nesse sentido, a propagação de notícias falsas corroboram para ineficiência destas manifestações e na perda de um grande instrumento democrático.
Ademais, cabe pontuar que a sensação de dever cumprido propiciada pela facilidade do ativismo digital acaba contribuindo para um falso engajamento nessas mobilizações. De acordo com uma pesquisa da Universidade de British Columbia, manifestações na internet podem muitas vezes não alcançar o resultado desejado. Desse modo, em razão da comodidade provocada pela fácil participação nesses movimentos, apenas apertando o botão de ‘’ curtir’’, muitos cidadãos deixam de lado atos também importantes como doações e trabalhos voluntários. À vista disso, para ascensão do ciberativismo, é impreterível quebrarmos esse falso sentimento de engajamento presente no corpo social.
Diante do exposto, infere-se que medidas são necessárias para repararmos os danos
a esta grande ferramenta democrática. Dessa maneira, é imperiosa uma ação de ONG’S e mídias sociais, junto aos principais ciberativistas, elucidando para a população, por meio de anúncios, a necessidade de verificar uma informação antes de compartilhar para então evitar a propagação de fake news. É pertinente também que conscientizem a sociedade sobre o valor de práticas mais significativas como doar dinheiro a instituições carentes. Somente assim, poder-se-á evitar a perda dessa prática ativista, fortificando movimentos como o de Elliot na série.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada