A priori, é necessário compreender como o engajamento social pode prejudicar a sociedade brasileira do século XXI. De fato, com o advento das plataformas digitais as relações interpessoais tornaram-se mais amplas. Todavia, a facilidade para desenvolver vínculos contribue para a manipulação em massa, haja vista muitos " influencers" conduzem as pessoas a acreditarem piamente em seus ideais, mesmo estando errados, como aconteceu durante a pandemia da Covid-19 com os movimentos anti-vacina. Sob essa óptica, a afirmação de Jean Jacques Rousseau de que o corpo social corrompe a ética natural do homem, elucida que o ativismo radical afeta a ética individual da população.
Sob esse viés, o monitoramento feito pelas redes sobre os interreses de seus integrantes potencializam essa problemática. Isso acontece, porque assim como foi apresentado no documentário " O Dilema das Redes", desde o princípio as as redes sociais visam o lucro a ser obtido com o tempo gasto pelo assinante, e para que isso ocorra eles coletam informações pessoais sem que haja a permissão do usuário. Assim, por meio dos algoritmos são compartilhados , na maior parte das vezes, somente os assuntos que são agradáveis para quem está utilizando o aplicativo, prejudicando o senso crítico por estarem presentes em uma "bolha digital".
Dessa forma, cabe ao Poder Executivo Federal, por intermédio do Ministério da Educação em parceria com o de Comunicação, sensibilizar a população a buscarem averiguar as discussões no espaço virtual, por meio da criação de campanhas educativos, a fim de que suas opiniões sejam moldadas pelo conhecimento adquirido individualmente. Além disso, o Poder Legislativo deverá elaborar leis mais assertivas para regulamentar o acesso aos dados dos usuários por parte das empresas digitais. Pois, dessa maneira, o mundo eletrônico, como o próprio Facebook, será um ambiente, cada vez mais, humanizado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.